Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Código: 70-799

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

  

1. EMENTA

Conceitua e contextualiza a psicologia organizacional. Estuda a cultura organizacional, os processos de trabalho, enfocando as estratégias de gestão e os modos de interação humana na contemporaneidade.

 

2. OBJETIVOS

- Apresentar a dinâmica das organizações e as especificidades do  trabalho do psicólogo nesse contexto.

- Caracterizar  a psicologia organizacional e suas formas de intervenção;

- Identificar métodos e técnicas de atuação em Gestão de Pessoas.

- Estudar a cultura organizacional e os processos de trabalho.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Histórico da psicologia organizacional.

- A Psicologia organizacional como área de aplicação no Brasil.

- Definições de psicologia organizacional.

- Campo de atuação dos psicólogos organizacionais.

- Formação do psicólogo organizacional.

- Ética na área da psicologia organizacional.

 Processos básicos de atuação em gestão de pessoas:

* Recrutamento e Seleção;

** Seleção, acompanhamento e inclusão de pessoas com Necessidades Especiais e o contexto Organizacional;

* Questões Legais e Seleção de Pessoas

* Métodos, técnicas e recursos;

- Avaliação de Desempenho:

* Conceito;

* Objetivos;

* Métodos utilizados para avaliar o desempenho no trabalho;

- Treinamento:

* Conceito;

* Avaliação de necessidades;

* Objetivos;

 Métodos e tipos de treinamento;

- Descrição e Análise de Cargos e Salários:

* Conceito;

* Objetivos;

* Métodos e técnicas utilizadas;

- Diagnóstico Organizacional:

* Objetivos;

* Métodos e técnicas utilizadas;

- Gestão em Psicologia Organizacional:

* A passagem de “Recursos Humanos” à “Gestão de Pessoas”

* O Psicólogo como Gestor (CAPS, ONG, etc...)

* Gestão para a qualidade: Principais programas; Vantagens e desvantagens

* Pessoas: Relacionamento Interpessoal e Mediação de Conflitos;

  

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas, seminários, trabalhos individuais e grupais.

  

5. AVALIAÇÃO

Provas, produção de textos, trabalhos individuais e grupais.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

MUCHINSKI, Paul M.  Psicologia Organizacional. 7 ed. São Paulo: Thomson Pioneira, 2004.

ZANELLI, José Carlos. O psicólogo nas organizações de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BERGAMINI, Cecília W; CODA , Roberto Psicodinâmica da vida organizacional, motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 1997.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BERGAMINI, Cecília Whitaker; BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de desempenho humano na empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1988

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática . 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.