DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL Código: 70-796 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Analisa a escola dentro do sistema educacional brasileiro numa perspectiva histórica e institucional. Aborda a formação do psicólogo escolar, discutindo sua intervenção, destacando temas relevantes para a compreensão do funcionamento desse contexto específico. Discute o papel do psicólogo como agente promotor de saúde nos processos institucionais de aprendizagem na contemporaneidade.
2. OBJETIVOS - Apresentar a instituição escola, sua origem e função social e o trabalho do psicólogo escolar. - Analisar o contexto histórico e social da escola numa perspectiva institucional; - Identificar as diferentes manifestações sintomáticas que emergem no cotidiano escolar; - Desenvolver temas específicos que contribuem para o desenvolvimento social escolar.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES 1- Formação a atuação do psicólogo na educação: uma retrospectiva histórica; - Organização do sistema de ensino no Brasil - demandas para a psicologia escolar; - O Psicólogo à serviço de promoção de saúde na educação - Origem e função social da escola; - Politicas públicas em educação - Desafios da educação inclusiva * Possibilidades e impossibilidades na educação inclusiva - Crianças e adolescentes em conflito com a Lei: garantias processuais explicitadas no Estatuto da Criança e do Adolescente e implicações escolares - O trabalho com grupos na escola - Fenômeno da indisciplina, da agressão e da violência nas escolas - Modelos de intervenção em Psicologia Escolar: intervenções mediadas e intervenções diretas. - Modelos de Projetos de intervenção institucional (professores, alunos e pais); - Elaboração e discussão de projetos
4. METODOLOGIA Aulas expositivas, seminários, trabalhos individuais e em grupo.
5. AVALIAÇÃO Provas, produções individuais e em grupo.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CUROCINI, Chiara. MCCULLOCH, Patrícia. Psicólogos e Professores: um ponto de vista sistêmico sobre as dificuldades escolares. Bauru, SP: EDUSC, 1999 DAZZAMI, M.V e DE SOUZA, V.L.; Psicologia Escolar Critica: teoria e prática nos contextos educacionais. Alínea, 2016 PATTO, Maria. Helena. Souza ( org) Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo.2010
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: GUZZO, Raquel. (Org.) Psicologia escolar: LDB e educação hoje. São Paulo: Alinea, 1999. BEAUDOIN, Marie-Nathalie; TAYLOR, Maureen. Bullying e Desrespeito: Como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre, Artmed, 2006. GUZZO, Raquel.S.ouza.Lobo; ARAUJO, Claysi. M.aria Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras. Campinas: Alínea, 2011. MACHADO, Adriana.Marcondes. & Proença, M.arilene(Org) Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. MACHADO, Adriana Marcondes et AL. Psicologia e direitos humanos: educação inclusiva, direitos humanos na escola. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. MARTURANO, Edna. Maria, LINHARES,Maria Beatriz, LOUREIRO,Sonia Regina (Org.) Vulnerabilidade e proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. |