Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA E APRENDIZAGEM

Código: 70-793

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Estuda a constituição da dificuldade de aprendizagem a partir das perspectivas interna e externa; fatores biopsicossociais  em interação no processo de aprendizagem. Diagnóstico e intervenção em dificuldades e transtornos de aprendizagem.

 

2. OBJETIVOS

-Trabalhar as dificuldades de aprendizagem, seus fatores constitutivos e possibilidades de avaliação e intervenção.

- Analisar as diferentes manifestações da dificuldade de aprendizagem;

- Oportunizar o conhecimento dos diferentes aportes teóricos que explicam as dificuldades de aprendizagem;

- Discutir os limites e as possibilidades de aprendizagem em crianças com problemas no       desenvolvimento.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

1.Contextualização da educação e aprendizagem no momento atual.

2. Direitos humanos e educação: universalização do ensino, inclusão escolar, acessibilidade, política de cotas, educação indígena e qualidade da aprendizagem.

3. Diferença, diversidade e multiculturalismo: educação das relações étnico raciais.

4. As dificuldades de  aprendizagem e suas manifestações: conceitos e  etiologias.

5. Fatores relacionados às dificuldades de aprendizagem: familiares, pedagógicos, sociais, culturais, políticas públicas e educação.

6. O fracasso como sintoma escolar – os sintomas na aprendizagem e na escola.

7. Fatores individuais e aprendizagem: Transtorno Específico de Aprendizagem, TDAH, Transtorno do Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual,  Altas Habilidades.

8. Avaliação e Diagnóstico dos problemas de aprendizagem.

9. Diferentes modalidades e estratégias de intervenção.

  

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas, seminários, trabalhos individuais e em grupo.

  

5. AVALIAÇÃO

Provas, produções individuais e em grupo.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BOSSA, Nádia Aparecida. Dificuldades de aprendizagem: o que são? como tratá-las? . Porto Alegre: Artmed, 2000.

DOLLE, J-M. & BELLANO, D. Essas crianças que não aprendem: diagnósticos e terapias cognitivas. Petrópolis: Vozes., 1997.

GARCÍA SÁNCHEZ, Jesús-Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática . Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CORDIÉ, Anie. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SÁNCHEZ, Jesus Nicasio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica Porto Alegre, Artmed, 2004.

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

WEISS, Maria Lucia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar . 6. ed. Rio de Janeiro, 1999.

 STERNBERG, Robert J; GRIGORENKO, Elena L; LOPES, Magda França (Trad.). Crianças rotuladas: o que é necessário saber sobre as dificuldades de aprendizagem . Porto Alegre: Artmed, 2003.