Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ENTREVISTA EM PSICOLOGIA

Código: 70-791

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Definição e caracterização da entrevista psicológica como estratégia e como campo de investigação. Descrição da entrevista a partir das diferentes estruturas, objetivos, técnicas, intervenções e modalidades de comunicação. Configuração e manejo da relação entrevistador/entrevistado acerca dos aspectos técnicos, políticos e éticos implicados no processo de entrevista.

 

2. OBJETIVOS

- Elucidar a importância da entrevista psicológica e o correto manejo e aplicação dos diferentes tipos e técnicas de entrevista.

- Apresentar questões éticas relacionadas ao uso da entrevista em psicologia.

- Discutir manifestações verbais e não-verbais evidentes na relação estabelecida na situação de entrevista, como fontes primárias de acesso a estados subjetivos.

- Abordar entrevistas conforme os objetivos e o contexto.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- A relação entre entrevistador e entrevistado:

      * Definição de objetivos;

      * Habilidades a serem desenvolvidas pelo entrevistado;

      * Procedimentos éticos necessários para a realização de uma entrevista.

- Linguagem verbal e não verba:

      * Axiomas da comunicação humana;

      * Leitura de posturas e movimentos corporais;

      * Leitura de expressões faciais.

-Técnicas de intervenção verbal em entrevistas (interrogação, informação, clarificação, confrontação, assinalamento, interpretação, confirmação, auto revelação, meta intervenção, sugestão, operações de enquadramento, humor, silêncio e outras).

- Variáveis contextuais e de enquadramento intervenientes sobre a realização da entrevista (local, mobiliário, duração, frequência, honorários...).

- A entrevista como instrumento de coleta de dados em uma investigação científica:

     * Tipos de entrevista (Estruturada; Semi Estruturada; Parcialmente Estruturada e Não Estruturada);

      * Elaboração de um roteiro de perguntas (quantidade, sequência e estrutura):

              ** Formulação de perguntas;

              ** Análise de Conteúdo.

- A entrevista psicológica em diferentes contextos (objetivos, estrutura, natureza das

    perguntas, técnicas de intervenção, participantes e enquadramento):

      * A entrevista em contexto clínico;

      * A entrevista em contexto hospitalar;

      * A entrevista em contexto escolar;

      * A entrevista em contexto organizacional.

- Referenciais teóricos na entrevista (objetivos, estrutura, natureza das perguntas, técnicas de intervenção, participantes e enquadramento privilegiados por cada abordagem):

     * Psicanálise;

     * Psicologia Humanista;

     * Psicologia Comportamental;

     * Psicologia Cognitiva;

     * Psicologia Sistêmica.

- A entrevista psicológica com crianças e adolescentes:

     * Análise da demanda;

     * Análise do encaminhamento;

     * Operações de enquadramento;

     * Inclusão de pais e professores no tratamento;

     * Recursos e materiais de apoio (brinquedos, jogos, desenhos, testes...).

- A entrevista inicial e de término de tratamento (objetivos, estrutura, técnicas de intervenção).

- Anamnese.

  

4. METODOLOGIA

Aulas expositivo-dialogadas, seminários, apresentação e simulação de entrevistas.

  

5. AVALIAÇÃO

Provas e trabalhos individuais e grupais.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BLEGER, José. Temas em Psicologia: entrevistas e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MACEDO, Mônica e CARRASCO, Leanira. K. (Orgs.) (Con)textos de entrevista: olhares diversos sobre a interação humana. Porto Alegre: Casa do Psicólogo, 2005.

SILVARES, Edwinges. Ferreira e Gongora, Mari.  Psicologia clínica e comportamental: a inserção da entrevista com adultos e crianças. São Paulo: EDICON, 1998.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BENJAMIN, Alfred. A entrevista de ajuda. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

CRAIG, Robert J. Entrevista clínica e diagnóstica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

FIORINI, Hector.  Teoria e técnica de psicoterapias. 4.ed.. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.

LAVILLE, Christian. e DIONE, Jean. A construção do saber. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MORRISON, James. Entrevista inicial em saúde mental. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.