DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: TEORIAS DA APRENDIZAGEM Código: 70-785 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Estuda a aprendizagem e seus processos a partir de diferentes perspectivas teóricas (humanista, comportamental, psicanalítica, construtivista, sócio-interacionista e cognitivista), situando seus fundamentos epistemológicos.
2. OBJETIVOS - Fomentar a compreensão dos processos de aprendizagem nos diversos contextos e seus fundamentos epistemológicos. - Explicitar as diferentes concepções teóricas acerca da aprendizagem e possíveis intervenções; - Discutir a atuação do psicólogo nos processos de aprendizagem; - Orientar a leitura das produções dos principais teóricos da psicologia da aprendizagem.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Pressupostos epistemológicos da aprendizagem (racionalismo, empirismo e construtivismo): implicações na prática pedagógica. - Abordagem comportamental - Psicologia Humanista e Existencial: - Piaget: Epistemologia Genética - Vygotsky e o sócio-interacionismo - Wallon e a psicogênese da pessoa completa - Educação e Psicanálise - Psicologia cognitiva 8.1 Gardner e as inteligêncisa múltiplas - Ausubel e a aprendizagem significativa - Bandura e a imitação de modelos. - Neurociências e aprendizagem - Bronfenbrener – o olhar sistêmico na educação. - A cultura da aprendizagem: o que significa aprender no contexto atual - O psicólogo e a construção das aprendizagens.
4. METODOLOGIA Aulas expositivas, seminários, trabalhos individuais e em grupo.
5. AVALIAÇÃO Provas, produções individuais e em grupo.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002 LATAILLE, Yves, OLIVEIRA, Marta Kohl & DANTAS, Heloisa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992 SALVADOR, Coll, C. (01/2015). Psicologia do Ensino, 1st edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536315409/
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: KUPFER, Maria Cristina. Freud e a Educação: O mestre do Impossível. São Paulo: Scipione, 1997. POZO, Juan Ignacio. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem, São Paulo, EPU, 1999. PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 27. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991. SALVADOR , Cesar Coll Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999 SALVADOR, Coll, C., MARCHESI, Álvaro, PALACIOS, Jesús, Colaboradores. (01/2015). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação Escolar - Volume 2, 2nd edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536307770/ SANTRONCK, W., J. (09/2010). Psicologia Educacional. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788563308559/ GAMEZ, Luciano. (01/2013). Série Educação - Psicologia da Educação. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2240-6/
|