Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS  

Código: 70-775

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Estuda os processos psicológicos básicos de sensação, percepção, consciência, atenção, memória, motivação e emoção, buscando analisar os aspectos biológicos e contextuais implicados nesses processos.

 

 

2. OBJETIVOS

- Apresentar os processos psicológicos básicos em seus aspectos descritivos e experimentais, bem como a relação desses processos com o desenvolvimento humano global e com as bases genéticas subjacentes ao comportamento.

- Introduzir os pressupostos teóricos dos processos psicológicos básicos estudados.

- Discutir as relações entre os processos psicológicos básicos estudados, suas bases biológicas de funcionamento e as influências do ambiente sobre esses processos.

- Apresentar pesquisas atuais referentes aos processos estudados.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Sensação:

*Aspectos anatômicos e fisiológicos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato, posição).

- Percepção:

* Funções gerais da percepção;

* Percepção de forma, distância e profundidade, movimento;

* Constâncias perceptuais;

* Ilusões perceptuais clássicas (Ponzo, Müller-Lyer, sala de Ames, horizontal-vertical e outras);

* Teorias da percepção;

* Desenvolvimento da percepção visual;

*As influências do meio sobre a percepção.

- Consciência:

* Funções da consciência (monitoração e controle);

* Relação da consciência com outros processos psicológicos básicos;

* Fenômenos de dissociação da consciência;

* Tópicos sobre consciência: sono e sonhos, alterações da consciência por drogas psicoativas, meditação, hipnose, fenômenos psi.

- Motivação:

* Definição de termos: motivação, motivo, necessidade, impulso (drive), instinto, padrão de ação fixo, homeostase;

* Perspectivas teóricas sobre motivação: teorias do instinto, teoria da homeostase, teoria do impulso (drive), teoria do incentivo, teoria da motivação inconsciente (psicanálise), teoria da hierarquia de necessidades (Maslow);

* Motivação intrínseca e extrínseca;

* Motivação e comportamento alimentar (obesidade, anorexia e bulimia);

* Motivação e comportamento sexual;

* Motivação e comportamento materno;

* Motivação e comportamentos de curiosidade e busca de estimulação.

- Emoção:

* Componentes das emoções (subjetivos, comportamentais e fisiológicos);

* Emoções básicas;

* Teorias sobre emoção;

* Emoção, defesas e estratégias de enfrentamento;

* Raiva e agressão;

* Ansiedade e estresse.

- Memória:

* Processos de memória (codificação, armazenamento, recuperação);

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, seminários, pesquisa de bibliografia recente sobre os conteúdos da disciplina.

 

5. AVALIAÇÃO:

Provas, trabalhos individuais e em grupo, discussão de experimentos.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATKINSON, Rira. L. et al. Introdução à psicologia de Hilgard. 13ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia. São Paulo: Pioneira, 2002

IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DAMÁSIO, António R.. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

DAMÁSIO, António R.; VICENTE, Dora; SEGURADO, Maria Gerogina (Trad.) O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

HUMPHREY, Nicholas. Uma história da mente: a evolução e a gênese da consciência. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. 3ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

GAZZANIGA, Michael S.; HEATHERTON, Todo F. Ciência Psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.