DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: ESTÁGIO ÊNFASE B III Código: 70-635 Carga Horária: 120h Número de Créditos: 08 Pré-requisitos: 70-633
1. EMENTA Oportuniza ao aluno práticas relacionadas a atuação do psicólogo no contexto dos Processos Clínicos em Psicologia.
2. OBJETIVOS - Promover a construção de conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao desenvolvimento humano, à constituição subjetiva e ao sofrimento humano para uma intervenção preventiva e terapêutica em contextos clínicos.- Realizar intervenções a partir do enfoque da Psicologia Clínica. - Analisar, descrever e diferenciar as diferentes abordagens psicoterápicas existentes e realizar encaminhamentos técnicos adequados. - Elaborar projetos de desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito clínico-institucional. -Elaborar e avaliar programas de intervenção preventiva e/ou promoção de saúde dentro da Psicologia. -Reconhecer, compreender e conduzir intervenções psicoterápicas utilizando diferentes técnicas. - Desenvolver pesquisas referentes a processos clínicos em Psicologia. - Fazer análises críticas de situações ou ambientes clínico-institucionais no que diz respeito às suas implicações para o psiquismo humano. - Traçar estratégias de análise e intervenção em saúde. - Trabalhar em equipes multi e interprofissionais.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES Variável conforme a especificidade do estágio.
4. METODOLOGIA Encontros semanais de orientação individual e/ou grupal com professor orientador de estágio.
5. AVALIAÇÃO Mediante acompanhamento semanal por supervisor acadêmico, relatórios, ética profissional, seminários teóricos.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BLEICHMAR, Norberto M.; WILKINSKI, Silvia; SETTINERI, Francisco Franke (Colab.) (Trad.). A psicanálise depois de Freud: teoria clínica . Porto Alegre: Artmed,1992. FERRO, Antonino. A Técnica na Psicanálise Infantil. Imago. Rio de Janeiro,1995. ZANONATO, Adriana. S. & Prado, Luis Carlos. C. Trabalhando com crianças e suas famílias: casos clínicos ilustrados. Porto Alegre: Editado pelo autor, 2010.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BERENSTEIN, Isidoro. Do ser ao fazer curso sobre vincularidade. Vialeeter, 2001. GAP- Distúrbios Psicopatológicos na Infância: teoria e classificação. Porto Alegre Artes Médicas,1990. NERI, Cláudio.Grupo: Manual de Psicanálise de Grupo. Rio de Janeiro Imago,1999. ITO, Ligia M Terapia Cognitivo- comportamental para transtornos psiquiátricos. Porto Alegre. Artes Médicas,1998. MACEDO, Mônica Medeiros Kother (Org.). Adolescência e psicanálise: intersecções possíveis . Porto Alegre.ARTMED, 2004. FERES-CARNEIRO, Terezinha. (org). Casal e Família: conjugalidade, parentalidade e psicoterapia. São Paulo: Casa do Psicólogo,2011. ZANONATO, Adriana. S. & Prado, Luis Carlos, Trabalhando com crianças e suas famílias: histórias terapêuticas. Porto Alegre: Editado pelo autor,2012.
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