Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ESTÁGIO ÊNFASE B III

Código: 70-635

Carga Horária: 120h

Número de Créditos: 08

Pré-requisitos: 70-633

 

 

1. EMENTA

Oportuniza ao aluno práticas relacionadas a atuação do psicólogo no contexto dos Processos Clínicos em Psicologia.

 

 

2. OBJETIVOS

- Promover a construção de conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao desenvolvimento humano, à constituição subjetiva e ao sofrimento humano para uma intervenção preventiva e terapêutica em contextos clínicos.

- Realizar intervenções a partir do enfoque da Psicologia Clínica.

- Analisar, descrever e diferenciar as diferentes abordagens psicoterápicas existentes e realizar encaminhamentos técnicos adequados.

- Elaborar projetos de desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito clínico-institucional.

-Elaborar e avaliar programas de intervenção preventiva e/ou promoção de saúde dentro da Psicologia.

-Reconhecer, compreender e conduzir intervenções psicoterápicas utilizando diferentes técnicas.

- Desenvolver pesquisas referentes a processos clínicos em Psicologia.

- Fazer análises críticas de situações ou ambientes clínico-institucionais no que diz respeito às suas implicações para o psiquismo humano.

- Traçar estratégias de análise e intervenção em saúde.

- Trabalhar em equipes multi e interprofissionais.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

Variável conforme a especificidade do estágio.

 

 

4. METODOLOGIA

Encontros semanais de orientação individual e/ou grupal com professor orientador de estágio.

 

 

5. AVALIAÇÃO

Mediante acompanhamento semanal por supervisor acadêmico, relatórios, ética profissional, seminários teóricos.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BLEICHMAR, Norberto M.; WILKINSKI, Silvia; SETTINERI, Francisco Franke (Colab.) (Trad.). A psicanálise depois de Freud: teoria clínica . Porto Alegre: Artmed,1992.

FERRO, Antonino. A Técnica na Psicanálise Infantil. Imago. Rio de Janeiro,1995.

ZANONATO, Adriana. S. & Prado, Luis Carlos. C. Trabalhando com crianças e suas famílias: casos clínicos ilustrados. Porto Alegre: Editado pelo autor, 2010.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BERENSTEIN, Isidoro.  Do ser ao fazer curso sobre vincularidade. Vialeeter, 2001.

GAP- Distúrbios Psicopatológicos na Infância: teoria e classificação. Porto Alegre Artes Médicas,1990.

NERI, Cláudio.Grupo: Manual de Psicanálise de Grupo. Rio de Janeiro Imago,1999.

ITO, Ligia M   Terapia Cognitivo- comportamental para transtornos psiquiátricos. Porto Alegre. Artes Médicas,1998.

MACEDO, Mônica Medeiros Kother (Org.). Adolescência e psicanálise: intersecções possíveis . Porto Alegre.ARTMED, 2004.

FERES-CARNEIRO, Terezinha. (org). Casal e Família: conjugalidade, parentalidade e psicoterapia. São Paulo: Casa do Psicólogo,2011.

ZANONATO, Adriana. S. & Prado, Luis Carlos,  Trabalhando com crianças e suas famílias: histórias terapêuticas. Porto Alegre: Editado pelo autor,2012.