Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ESTÁGIO ÊNFASE B II

Código: 70-633

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos: 70-629

 

 

1. EMENTA

Oportuniza ao aluno práticas relacionadas a atuação do psicólogo no contexto dos Processos Clínicos em Psicologia.

 

 

2. OBJETIVOS

- Promover a construção de conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao desenvolvimento humano, à constituição subjetiva e ao sofrimento humano para uma intervenção preventiva e terapêutica em contextos clínicos.

- Realizar intervenções a partir do enfoque da Psicologia Clínica.

- Analisar, descrever e diferenciar as diferentes abordagens psicoterápicas existentes e realizar encaminhamentos técnicos adequados.

- Elaborar projetos de desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito clínico-institucional.

- Elaborar e avaliar programas de intervenção preventiva e/ou promoção de saúde dentro da Psicologia.

- Reconhecer, compreender e conduzir intervenções psicoterápicas utilizando diferentes técnicas.

- Desenvolver pesquisas referentes a processos clínicos em Psicologia.

- Fazer análises críticas de situações ou ambientes clínico-institucionais no que diz respeito às suas implicações para o psiquismo humano.

- Traçar estratégias de análise e intervenção em saúde.

- Trabalhar em equipes multi e interprofissionais.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

Variável conforme a especificidade do estágio.

 

 

4. METODOLOGIA

Encontros semanais de orientação individual e/ou grupal com professor orientador de estágio.

 

 

5. AVALIAÇÃO

Mediante acompanhamento semanal por supervisor acadêmico, relatórios, ética profissional, seminários teóricos.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

EIZIRIK, Cláudio, AGUIAR, Rogério e SCHESTATSKI. Psicoterapia de Orientação Analítica: Fundamentos Teóricos e Clínicos. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

SADOCK, Benjamin J. (Org.). Compêndio de psicoterapia de grupo. 3. ed Porto Alegre: Artmed, 1996.

ROSSET, S, Izabel Augusta. Terapia Relacional Sistêmica: famílias, casais, indivíduos, grupos. Curitiba: Sol, 2008.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.). Psicologia hospitalar: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 2001.

BION, Wilfred R.; AFFONSO, Carlos Heleodoro. Atenção e interpretação: uma aproximação científica à compreensão interna na psicanálise e nos grupos. Rio de Janeiro: Imago, 1973.

BRAIER, Eduardo. Psicoterapia Breve de Orientação Psicanalítica. São Paulo Martins Fontes, 2000.

DOLTO, Françoise. Psicanálise e pediatria: as grandes noções da psicanálise - dezesseis observações de crianças  4. ed. Rio de Janeiro, 1988.

KNOBEL, Elias. Condutas no paciente grave. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2006.