DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: MÉTODOS DE ESTUDO Código: 70-303 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1. EMENTA: Apresenta e analisa métodos e técnicas de estudo. Situa os diferentes tipos de leituras e as técnicas existentes que permitem uma leitura mais proveitosa. Apresenta a análise de texto como um momento para a construção de esquemas e resumos e instrumentaliza o uso de diversas ferramentas para pesquisa e consulta que possibilitam a construção de trabalhos acadêmicos. 2. OBJETIVOS: -Oportunizar as ferramentas e técnicas de estudo e pesquisa. -Fomentar a busca por fontes relevantes para estudo e pesquisa. -Realizar leituras, análise e redação de textos de forma dinâmica e organizada. -Redigir resumos e textos. -Planejar a escrita de trabalhos usando a metodologia adequada.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: -Leitura: tipos e técnicas. -Análise de textos: textual, temática, interpretativa, problematização, síntese. *Utilização de textos da área da psicologia e também temáticas vinculadas à Educação ambiental, História e cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena e Direitos Humanos -Esquemas e resumo de textos: natureza, função e regras da construção do esquema e do resumo. -Apresentação de trabalhos: capas, sumário, paginação, citações, referências bibliográficas. -Acervo bibliográfico: identificação e utilização (bibliotecas, internet, páginas de busca).
4. METODOLOGIA: Aulas expositivas dialogadas, aulas práticas orientadas, leituras e análise de artigos, seminários. 5. AVALIAÇÃO: Provas escritas, trabalhos, preparação e apresentação/coordenação de seminário.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: STORTI, Adriana Troczinski, et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: Edifapes, 2013. MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. DEMO, Pedro. Conhecer & aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2000.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANTUNES, Irandé.. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Makron Books, 2012. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
|