Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: MÉTODOS DE ESTUDO

Código: 70-303

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

Apresenta e analisa métodos e técnicas de estudo. Situa os diferentes tipos de leituras e as técnicas existentes que permitem uma leitura mais proveitosa. Apresenta a análise de texto como um momento para a construção de esquemas e resumos e instrumentaliza o uso de diversas ferramentas para pesquisa e consulta que possibilitam a construção de trabalhos acadêmicos.

2. OBJETIVOS:

-Oportunizar as ferramentas e técnicas de estudo e pesquisa.

-Fomentar a busca por fontes relevantes para estudo e pesquisa.

-Realizar leituras, análise e redação de textos de forma dinâmica e organizada.

-Redigir resumos e textos.

-Planejar a escrita de trabalhos usando a metodologia adequada.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

-Leitura: tipos e técnicas.

-Análise de textos: textual, temática, interpretativa, problematização, síntese.

*Utilização de textos da área da psicologia e também temáticas vinculadas à Educação ambiental, História e cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena e Direitos Humanos

-Esquemas e resumo de textos: natureza, função e regras da construção do esquema e do resumo.

-Apresentação de trabalhos: capas, sumário, paginação, citações, referências bibliográficas.

-Acervo bibliográfico: identificação e utilização (bibliotecas, internet, páginas de busca).

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas dialogadas, aulas práticas orientadas, leituras e análise de artigos, seminários.

5. AVALIAÇÃO:

Provas escritas, trabalhos, preparação e apresentação/coordenação de seminário.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

STORTI, Adriana Troczinski,  et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: Edifapes, 2013.

MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

DEMO, Pedro. Conhecer & aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANTUNES, Irandé.. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.  

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Makron Books, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.