DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA Código: 15-165 Carga Horária: 60 (Teórica: 60) Nº de Créditos: 04
1 EMENTA Estudo de teste de hipótese e significância. Teste estatístico adequado. O caso de uma amostra. O caso de duas ou mais amostras independentes. Coeficiente de correlação. Medidas de correlação.
2 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Conhecer e saber aplicar os conhecimentos da Estatística como ferramenta para tomada de decisão e/ou pesquisa quantitativa/qualitativa.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Apresentar os fundamentos da estatística aplicada à Psicologia, enfatizando a compreensão e uso da estatística em artigos científicos; reconhecer as noções básicas da organização, apresentação, interpretação e análise de dados estatísticos, de modo a subsidiar outras disciplinas e as atividades do profissional da área nas atividades do dia a dia; dar subsídios aos alunos para observarem, descreverem e analisarem fenômenos que os cercam; - Desenvolver no aluno uma compreensão da estatística e do raciocínio estatístico; aplicar corretamente as definições e propriedades de probabilidade; - Desenvolver noções básicas e intermediárias de inferência estatística e teste de hipóteses; - Compreender e aplicar métodos estatísticos utilizados na análise de diferentes tipos de dados; - Utilizar programas informáticos que permitam a análise estatística de dados experimentais; - Produzir e organizar os resultados de uma análise estatística de dados experimentais; - Analisar e criticar estudos e/ou artigos da área da Psicologia, que estejam de acordo com os conteúdos programáticos.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES 3.1 INTRODUÇÃO 3.1.1 A importância da estatística na psicologia 3.1.2 Estatística descritiva 3.1.3 Conceitos fundamentais 3.1.4 Variáveis, níveis de mensuração, população, amostra, recenseamento, amostragem
3.2 SÉRIES ESTATÍSTICAS 3.2.1 Conceito e classificação 3.2.2 Representação gráfica e aplicações
3.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA 3.3.1 Organização, interpretação e representação gráfica de tabelas de distribuição de frequência em classes. 3.3.2 Cálculo de média e variância para dados agrupados em classes
3.4 MEDIDAS ESTATÍSTICAS 3.4.1 Medidas de tendência central: média, mediana e moda. Comparação entre média e mediana 3.4.2 Medidas de dispersão: amplitude, desvio médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação 3.4.3 Medidas separatrizes: decis, percentis e quartis 3.4.4 Coeficiente de assimetria e coeficiente de curtose
3.5 PROBABILIDADE 3.5.1 Conceitos fundamentais de probabilidade 3.5.2 Distribuição normal e suas aplicações
3.6 ESTATÍSTICA INFERENCIAL 3.6.1 Conceitos fundamentais 3.6.2 Teoria da amostragem 3.6.3 Noções de Amostragem
3.7 TESTES DE HIPÓTESES E SIGNIFICÂNCIA 3.7.1 Testes de hipóteses e significância 3.7.2 Testes de proporções e diferenças de médias. 3.7.3 Noções de análise de variância 3.7.4 Testes não-paramétricos para amostras dependentes e independentes.
3.8 REGRESSÃO E CORRELAÇÃO 3.8.1 Correlação Linear Simples e Múltipla 3.8.2 Noções sobre análise de regressão
3.9 ESTATÍSTICA NA PESQUISA 3.9.1 Estatística nos relatos de pesquisa (leitura e compreensão de artigos) 3.9.2 Uso do computador nas análises estatísticas em Psicologia.
4 METODOLOGIA Aulas principalmente com caráter expositivo-dialogadas, regularmente assistidas por computador (no formato de apresentação de vídeos, fotos, textos, elaboração de tabelas – em planilhas eletrônicas e/ou software estatístico – e gráficos bem como cálculo das principais estatísticas, tanto descritivas quanto inferenciais). Serão propostas leituras de livros texto e artigos relacionados com assuntos de análise estatística com relação direta com o assunto deste Plano de Ensino. A fixação dos conteúdos será através de exercícios com estudos dirigidos e resolução de problemas em sala de aula e em casa e também trabalhos em casa. Serão ministradas aulas teórico-práticas, com realização e discussão de exercícios e trabalhos, com o auxílio de software em laboratório de informática ou utilizando computadores próprios. É imprescindível que os alunos utilizem calculadora científica durante a maioria das aulas da disciplina. O diálogo entre o professor e o aluno deve pautar a condução das aulas permitindo o desenvolvimento da habilidade da comunicação. Necessidades matemáticas fundamentais para o desenvolvimento da disciplina serão revisadas no decorrer do semestre, visando o melhor preparo dos alunos para o sucesso na disciplina em questão.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será constituída de provas teóricas sem consulta e individuais e por trabalhos individuais e/ou em grupos de natureza aplicada/prática.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BUCHAFT, Guenia; KELLNER, Sheilah Rubino de Oliveira. Estatística Sem Mistérios. Vol. 1. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. FONSECA, Jairo Simon; MARTINS, Gilberto de Andrade (Org.). Curso de Estatística. São Paulo: Atlas, 2010. CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR COSTA, Sérgio F. Introdução Ilustrada à Estatística. São Paulo: Harbra, 1998. CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. DORIA FILHO, Ulisses. Introdução à Bioestatística para simples mortais. São Paulo: Negócio Editora, 1999. FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. A pesquisa e a Estatística na Psicologia e na Educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. LEVIN, Jack. Estatística Aplicada às Ciências Humanas. São Paulo: Harbra, 1987.
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