Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA

Código: 15-165

Carga Horária: 60    (Teórica: 60)

Nº de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estudo de teste de hipótese e significância. Teste estatístico adequado. O caso de uma amostra. O caso de duas ou mais amostras independentes. Coeficiente de correlação. Medidas de correlação.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer e saber aplicar os conhecimentos da Estatística como ferramenta para tomada de decisão e/ou pesquisa quantitativa/qualitativa.

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apresentar os fundamentos da estatística aplicada à Psicologia, enfatizando a compreensão e uso da estatística em artigos científicos; reconhecer as noções básicas da organização, apresentação, interpretação e análise de dados estatísticos, de modo a subsidiar outras disciplinas e as atividades do profissional da área nas atividades do dia a dia;  dar subsídios aos alunos para observarem, descreverem e analisarem fenômenos que os cercam;

- Desenvolver no aluno uma compreensão da estatística e do raciocínio estatístico; aplicar corretamente as definições e propriedades de probabilidade;

- Desenvolver noções básicas e intermediárias de inferência estatística e teste de hipóteses;

- Compreender e aplicar métodos estatísticos utilizados na análise de diferentes tipos de dados;

- Utilizar programas informáticos que permitam a análise estatística de dados experimentais;

- Produzir e organizar os resultados de uma análise estatística de dados experimentais;

- Analisar e criticar estudos e/ou artigos da área da Psicologia, que estejam de acordo com os conteúdos programáticos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 INTRODUÇÃO

       3.1.1 A importância da estatística na psicologia

       3.1.2 Estatística descritiva

       3.1.3 Conceitos fundamentais

       3.1.4 Variáveis, níveis de mensuração, população, amostra, recenseamento, amostragem

 

3.2 SÉRIES ESTATÍSTICAS

       3.2.1 Conceito e classificação

       3.2.2 Representação gráfica e aplicações

 

3.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA

       3.3.1 Organização, interpretação e representação gráfica de tabelas de distribuição de frequência em classes.

       3.3.2 Cálculo de média e variância para dados agrupados em classes

 

 

3.4 MEDIDAS ESTATÍSTICAS

      3.4.1 Medidas de tendência central: média, mediana e moda. Comparação entre média e mediana

      3.4.2 Medidas de dispersão: amplitude, desvio médio, variância, desvio padrão e coeficiente de variação

      3.4.3 Medidas separatrizes: decis, percentis e quartis

      3.4.4 Coeficiente de assimetria e coeficiente de curtose

 

3.5 PROBABILIDADE

      3.5.1 Conceitos fundamentais de probabilidade

      3.5.2 Distribuição normal e suas aplicações

 

3.6 ESTATÍSTICA INFERENCIAL

      3.6.1 Conceitos fundamentais

      3.6.2 Teoria da amostragem

      3.6.3 Noções de Amostragem

 

3.7 TESTES DE HIPÓTESES E SIGNIFICÂNCIA

      3.7.1 Testes de hipóteses e significância

      3.7.2 Testes de proporções e diferenças de médias.

      3.7.3 Noções de análise de variância

      3.7.4 Testes não-paramétricos para amostras dependentes e independentes.

 

3.8 REGRESSÃO E CORRELAÇÃO

       3.8.1 Correlação Linear Simples e Múltipla

       3.8.2 Noções sobre análise de regressão

 

3.9 ESTATÍSTICA NA PESQUISA

       3.9.1 Estatística nos relatos de pesquisa (leitura e compreensão de artigos)

       3.9.2 Uso do computador nas análises estatísticas em Psicologia.

 

4 METODOLOGIA

Aulas principalmente com caráter expositivo-dialogadas, regularmente assistidas por computador (no formato de apresentação de vídeos, fotos, textos, elaboração de tabelas – em planilhas eletrônicas e/ou software estatístico – e gráficos bem como cálculo das principais estatísticas, tanto descritivas quanto inferenciais). Serão propostas leituras de livros texto e artigos relacionados com assuntos de análise estatística com relação direta com o assunto deste Plano de Ensino. A fixação dos conteúdos será através de exercícios com estudos dirigidos e resolução de problemas em sala de aula e em casa e também trabalhos em casa.

Serão ministradas aulas teórico-práticas, com realização e discussão de exercícios e trabalhos, com o auxílio de software em laboratório de informática ou utilizando computadores próprios. É imprescindível que os alunos utilizem calculadora científica durante a maioria das aulas da disciplina. O diálogo entre o professor e o aluno deve pautar a condução das aulas permitindo o desenvolvimento da habilidade da comunicação.

Necessidades matemáticas fundamentais para o desenvolvimento da disciplina serão revisadas no decorrer do semestre, visando o melhor preparo dos alunos para o sucesso na disciplina em questão.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será constituída de provas teóricas sem consulta e individuais e por trabalhos individuais e/ou em grupos de natureza aplicada/prática.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BUCHAFT, Guenia; KELLNER, Sheilah Rubino de Oliveira. Estatística Sem Mistérios. Vol. 1. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

FONSECA, Jairo Simon; MARTINS, Gilberto de Andrade (Org.). Curso de Estatística. São Paulo: Atlas, 2010.

CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COSTA, Sérgio F. Introdução Ilustrada à Estatística. São Paulo: Harbra, 1998.

CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

DORIA FILHO, Ulisses. Introdução à Bioestatística para simples mortais. São Paulo: Negócio Editora, 1999.

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. A pesquisa e a Estatística na Psicologia e na Educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

LEVIN, Jack. Estatística Aplicada às Ciências Humanas. São Paulo: Harbra, 1987.