Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES

DISCIPLINA DE INGLÊS INSTRUMENTAL

CÓDIGO: 81-342

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30)

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Conhecimento do sistema fonológico e ortográfico da Língua Inglesa e suas estruturas morfossintáticas elementares, bem como conhecer aspectos socioculturais dos países de fala inglesa.

 

2 OBJETIVO GERAL

Habilitar o aluno, para a leitura de artigos científicos na língua inglesa.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver a prática de leitura e compreensão textual.

- Possibilitar a circulação de gêneros textuais do domínio científico em sala de aula.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Atividades para a fixação do vocabulário básico, expressões idiomáticas adequadas a situações da vida social.

2. Prática e reflexão sobre a morfologia e sintaxe a partir de textos específicos a sua capacidade de leitura e compreensão aplicada à oralidade.

3. Observação e percepção dos aspectos sociais e culturais dos países de idioma inglês.

4. Tarefas de leitura e escritura de textos elementares (diálogos, pequenos relatos) com ênfase no processo comunicativo.

 

5 METODOLOGIA

Práticas pedagógicas que visem ao aprimoramento de competências e habilidades na língua inglesa, com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC):

- aulas teóricas expositivas dialogadas, com mídia digital;

- leitura de artigos científicos na língua inglesa;

- práticas de traduções.

Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, capacitando para a resolução de situações-problema

 

6 AVALIAÇÃO

Frequência, participação, traduções, apresentações e provas teóricas.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORPAS, Jaime et al. Aula Internacional 2. Barcelona: Difusión, 2005.

MUNHOZ, R. Inglês Instrumental: estratégias de leitura, módulo II. São Paulo: Textonovo, 2005.

STOFFELS. Miron A. Commercial and Official Correspondence. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2002.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Estrangeira. Brasília: Ministério de Educação e cultura, 1998.

GILL, Simon; CANKOVÁ, Michaela; WELBANK, Margaret. Intercultural activies. Oxford (UK): Oxford University Press, 2003.

HEDGE. Tricia. Teaching and learning in the language classroom. Oxford (UK): Oxford University Press, 2004.

RICHARDS, Jack C. & LOCKHART, Charles. Reflective teaching in second language classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

SOARS, Liz e SOARS, John. American Headway 1. Oxford: OUP, 200l.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GILL, Simon; CANKOVÁ, Michaela. Intercultural activities. Oxford: Oxford University, 2003.

SOARS, Liz; SOARS, John; MARIS, Amanda. American headway: teacher's book. New York: Oxford University, 2001.

TORRES, Nelson. Gramática prática da língua inglesa: o inglês descomplicado. 10. ed. São  Paulo: Saraiva,2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DICIONÁRIO Oxford escolar: para estudantes brasileiros de inglês : português-inglês, inglês- português. 5. ed. Oxford: Oxford University, 2011.

FUSCOE, Kate; GARSIDE, Barbara; PROMODOU, Luke.Attitude:workbook

2.México: Macmillan,2006.

HEDGE. Tricia. Teaching and learning in the language classroom. Oxford (UK): Oxford University Press, 2004.

KAKAÇ, Sadik; HONGTAN, Liu. Heat exchangers: selection, rating, and thermal design. 2.ed. Boca Raton: CRC, 2002.

RICHARDS, Jack; LOCKHART, Charles.Reflective teaching in second

language classrooms. Cambridge (UK): Cambridge University Press,2000.