Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: DESENVOLVIMENTO HUMANO II

Código: 70-770

Carga Horária: 30 horas   Teórica: 30h     Prática: ---

Nº de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Teorias da adolescência. Aspectos biológicos, sociais, cognitivos afetivos do jovem adulto e do adulto de Meia idade. Características do envelhecimento: saúde, trabalho, luto, morte e morrer. Ciclo Vital e suas crises.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Apresentar ao aluno as características do desenvolvimento físico e psicológico em diferentes perspectivas teóricas, possibilitando a compreensão do ser humano a partir de sua interação contínua e recíproca com o contexto familiar, social e cultural, e suas relações com a saúde e a doença.

 

2.2 Objetivos Específicos

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

  • Reconhecer e descrever as características do desenvolvimento típico na adolescência, idade adulta e envelhecimento.
  • Descrever as características do desenvolvimento físico e psicológico do adolescente à luz de diferentes abordagens teóricas.
  • Identificar as características do ingresso na vida adulta bem como as principais crises inerentes a esta etapa do ciclo vital.
  • Reconhecer as características do processo de envelhecimento em relação à  saúde e ao adoecimento.
  • Reconhecer a influência dos fatores socioambientais e culturais no desenvolvimento humano nas diferentes etapas do ciclo vital.
  • Mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações apresentadas pelos docentes ao longo do semestre.
  • Comunicar-se eticamente, demonstrar autonomia na busca do conhecimento e no uso das tecnologias da informação.
  • Apresentar postura crítica, reflexiva e senso de responsabilidade social relacionados aos conteúdos desenvolvidos.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

1 Adolescência:

1.1 Puberdade e adolescência

1.2 Teorias da adolescência

1.3 Perspectiva psicanalítica

1.4 Perspectiva interacionista

1.5 Perspectiva funcionalista

1.6 Problemáticas familiares e socioculturais da passagem adolescente

 

2 Vida adulta:

2.1 Características do jovem adulto (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos)

2.2 Prováveis experiências vivenciadas na vida do jovem adulto (papéis sexuais, escolha do cônjuge, dinâmica das relações conjugais, geração canguru, início e manutenção da família, maternidade, paternidade, profissão, estabilidade na escolha profissional, independência econômica)

2.3 Meia Idade (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos)

2.4 Prováveis experiências vivenciadas na meia-idade (condições e mudanças na saúde, climatério, vida sexual, filhos adolescentes, ninho vazio, dinâmica das relações conjugais, laços de parentesco, aparência, geração de comando, desemprego, estresse ocupacional)

 

3 Velhice:

3.1 Características da velhice (ajustamento às alterações na família, às alterações corporais, aposentadoria, saúde, amigos, luto)

3.2 O ciclo de vida familiar

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com uso de mídia digital. Leitura de textos selecionados, seminários teóricos integradores, elaboração de mapas conceituais e resenhas. Integração da teoria com a prática através de situações reais, casos clínicos e experiências pessoais.

 

5 AVALIAÇÃO

Serão utilizados como instrumentos de avaliação: provas teóricas, trabalhos individuais e grupais, análise conjunta (aluno e professor) do desempenho do estudante nas competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABERASTURY DE PICHÓN RIVIÈRE, Arminda. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 1992, 1991, 1981.

BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.

PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento humano. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, 2000.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABREU, Maria Celia. Velhice: uma nova paisagem. São Paulo: Editora Ágora, 2017.

COSTA, Gley P. Conflitos da vida real.  Porto Alegre: Artmed, 2006. 1997.

ERIKSON, Erik H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KÜBLER-ROSS, Elizabeth. Sobre a morte e o morrer. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

OUTEIRAL, José. Ottoni. Adolescer: estudos sobre adolescência. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.