Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: DESENVOLVIMENTO HUMANO I

Código: 70-769

Carga Horária: 30 horas      Teórica: --- Prática: 30h

Nº de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Desenvolvimento psicológico: conceitos e controvérsias. Desenvolvimento humano na perspectiva psicanalítica. Desenvolvimento cognitivo e moral da criança. Relação mãe-bebê.  Fatores socioambientais e familiares no desenvolvimento da criança.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Apresentar ao aluno as características do desenvolvimento físico e psicológico em diferentes perspectivas teóricas, possibilitando a compreensão do ser humano a partir de sua interação contínua e recíproca com o contexto familiar, social e cultural, e suas relações com a saúde e a doença.

 

2.2 Objetivos Específicos

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

  • Reconhecer e descrever as características do crescimento e desenvolvimento típico da criança em cada faixa etária.
  • Descrever as características do desenvolvimento emocional da criança relacionadas ao período gestacional e primeiro ano de vida.
  • Relacionar os conceitos psicanalíticos de desenvolvimento infantil com o processo saúde-doença.
  • Relacionar as características do desenvolvimento cognitivo e moral da criança com os comportamentos apresentados em cada faixa etária.
  • Reconhecer a influência dos fatores socioambientais e familiares no desenvolvimento da criança.
  • Mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações apresentadas pelos docentes ao longo do semestre.
  • Comunicar-se eticamente, demonstrar autonomia na busca do conhecimento e no uso das tecnologias da informação.
  • Apresentar postura crítica, reflexiva e senso de responsabilidade social relacionados aos conteúdos desenvolvidos.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

1 Desenvolvimento e infância:

1.1 Conceito de desenvolvimento, origem e evolução das teorias

1.2 Descoberta da infância: o sentido da infância. Retrospectiva histórica

 

2 Psicologia da relação mãe/ bebê:

2.1 A ansiedade especifica da gravidez

2.2 Desenvolvimento pré-natal

2.3 O recém-nascido: suas capacidades sensoriais e interacionais

2.4 O bebê e a interação com a mãe, primeiras indicações psíquicas

2.5 Teoria do apego (Bowlby)

 

3 Características típicas do desenvolvimento psicomotor e de linguagem na infância

4 Desenvolvimento humano na perspectiva psicanalítica:

4.1 A constituição do sujeito psíquico segundo Freud

4.1.1 Fases do desenvolvimento psicossexual

4.1.2 Complexo de Édipo como estruturante psíquico

4.1.3 Instauração psíquica e sua função na estrutura do sujeito

 

4.2 A visão psicanalítica do desenvolvimento infantil de Anna Freud

4.2.1 Diretrizes do desenvolvimento no pensamento de A. Freud

4.2.2 A regressão como um princípio no desenvolvimento normal

 

4.3 Contribuição de Melanie Klein e funções psicológicas

4.3.1 A estrutura do sujeito e as posições esquizo-paranóide e a posição depressiva

4.3.2 Reparação – superego primitivo e complexo de Édipo precoce – inveja

4.3.3 As fantasias e o brincar na infância

 

4.4 Winnicott e seus princípios sobre o desenvolvimento

4.4.1 O papel do espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil

4.4.2 A função dos objetos transicionais

4.4.3 Dissociação primária

4.4.4 O brincar, o uso do objeto e a identificação

4.4.5 Experiência cultural e suas influências psíquicas

 

5 O desenvolvimento cognitivo e moral da criança

5.1 Desenvolvimento do pensamento segundo Piaget

5.2 Desenvolvimento moral em Piaget

5.3 Desenvolvimento moral em Kohlberg

 

6 Influência de fatores socioambientais e familiares no desenvolvimento infantil

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com uso de mídia digital. Leitura de textos selecionados, seminários teóricos integradores, elaboração de mapas conceituais e resenhas. Integração da teoria com a prática através de situações reais, casos clínicos e experiências pessoais.

 

5 AVALIAÇÃO

Serão utilizados como instrumentos de avaliação: provas teóricas, trabalhos individuais e grupais, análise conjunta (aluno e professor) do desempenho do estudante nas competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEE, Helen L.; BOYD, Denise. A Criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011, 2003, 1996. (10)

BIAGGIO, Angela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 2001, 2000, 1998, 1991. (12)

PAPALIA, D. e.; Olds, S. W.; FELDMAN, R. D. O mundo da criança: da infância à adolescência. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. (6)

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GOLSE, B. O desenvolvimento afetivo e intelectual da criança. Porto Alegre: Artmed, 1998. (3)

MAHLER, Margaret S; PINE, Fred; BERGMAN, Anni. O nascimento psicológico da criança: simbiose e individuação. Porto Alegre: Artmed, 1993. (3)

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2002, 1993. (5)

SOIFER, R. Psicologia da gravidez: parto e puerpério. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. (5)  

SPITZ, René A. O primeiro ano de vida. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (2)