DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Promoção e Prevenção em Saúde IV Código: 40-632 Carga Horária: 30 horas Teórica: --- Prática: 30 Número de Créditos: 02
1 EMENTA Promoção e prevenção da saúde nas doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis no adulto e idoso (homem e mulher). Políticas Públicas para o adulto e idoso. Estatuto do Idoso. Vigilância. Monitoramento. Cuidado Integral. Indicadores.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos Nesta disciplina, espera-se que o aluno adquira habilidades e competências para:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Programas de prevenção à doenças crônicas não transmissíveis do adulto Programas de prevenção à doenças crônicas transmissíveis do adulto Vigilância epidemiológica Prevenção de agravos Redução de vulnerabilidade Rastreamento em saúde comunitária Diagnóstico de saúde de populações e da comunidade Abordagem familiar Estatuto do Idoso Envelhecimento saudável Doenças crônicas no idoso Visita domiciliar Atividade prática em prevenção de saúde Atendimento humanizado, contextualizado e ético
4 METODOLOGIA Aulas teórico-práticas com a utilização de material didático expositivo dialogado e interativo, utilizando as estratégias metodológicas ativas como método de ensino aprendizagem. Observação e participação ativa nas diversas práticas de saúde comunitária, incluindo a formação de grupos estratégicos de prevenção, promoção e educação em saúde. Estudos de Caso e avaliação de indicadores clínicos – epidemiológicos com base em situações vivenciadas por adultos, idosos e suas coletividades no SUS (Unidade Básica de Saúde e território). Propostas para resolução de casos vivenciados com os usuários em foco, com base nas prerrogativas da promoção e prevenção à saúde. Resolução de exercícios relacionados às vivências de adultos e idosos e suas coletividades, analisados a partir do fazer médico comunitário. Participação e promoção de reuniões de equipes, potencializando propostas de educação permanente em saúde para a equipe, salientando as temáticas vinculadas à saúde adulta e idosa, bem como, suas redes sociais. Saídas de campo, atentando para visitas domiciliares que permitam explorar conhecimentos comunitários convenientes para a prática médica. Monitoramento e avaliação de práticas. Organização de materiais didáticos a grupos específicos. Leituras e discussões de artigos científicos, vídeos institucionais contemporâneos sobre a abrangência da promoção e prevenção em saúde no contexto adulto e idoso. Atuação em instituições e entidades locais, pensando nas nuances da educação em saúde adulta e idosa.
5 AVALIAÇÃO Frequência, participação, apresentações orais sob a forma de seminários e escritos, interação em equipe multidisciplinar e provas teórico/práticas no âmbito da assistência comunitária. Observância à postura crítico-clínico-reflexiva dos acadêmicos de medicina nas atividades solicitadas. Elaboração, apresentação e avaliação de diário de campo, a partir da atuação médica em cenários de prevenção e promoção da saúde adulta, idosa e suas redes sociais. Avaliação de atividades de promoção e prevenção à saúde em instituições vinculadas á saúde adulta e idosa, observando postura, oratória, linguagem, conhecimento e comportamento acadêmico. Avaliação de materiais didáticos organizados pelos grupos de acadêmicos, prevendo originalidade, objetividade, criatividade e método científico. Ponderação relacionada às habilidades e competências vinculadas à disciplina, por meio de instrumento próprio de avaliação a ser apresentado e discutido com os discentes. A avaliação será assim, diagnóstica e cognitiva.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRAGA, Cristina; GALLEGUILLOS, Tatiana Gabriela Brassea. Saúde do Adulto e do Idoso. São Paulo: Editora Érica, 2014. GUSSO, Gustavo; LOPES, José Mauro Ceratti (Org.). Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012. LUNA, Rafael Leite. Medicina de Família. Saúde do Adulto e do Idoso. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. BRASIL. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes: norma técnica. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. BRASIL. Secretaria de Assistência à Saúde. Redes estaduais de atenção à saúde do idoso: guia operacional e portarias relacionadas. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. KIDD, Michael. A Contribuição da medicina de família e comunidade para os sistemas de saúde: um guia da Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA). 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. MCWHINNEY, Ian R.; FREEMAN, Thomas. Manual de medicina de família e comunidade. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. SCHRAIBER, Lilia B; NEMES, Maria Ines Baptistella; MENDES-GONÇALVES, Ricardo Bruno (Org.). Saúde do adulto: programas e ações na unidade básica. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2000. TOY, Eugene C; BRISCOE, Donald; BRITTON, Bruce. Casos clínicos em medicina de família e comunidade. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
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