DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Clínica Médica II Código: 40-631 Carga Horária: 180 horas Teórica: 60 Prática: 120 Número de Créditos: 12 Pré-requisitos: 40-613; 40-623
1 EMENTA Prevalência, etiologia, fisiopatogenia, diagnóstico, prognóstico e noções de tratamento em Moléstias Infectocontagiosas e Parasitárias, Reumatologia, Endocrinologia, Oncologia, Hematologia Clínica, Gastroenterologia e Dermatologia.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que a unidade curricular de Clínica Médica, contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:
3 CONTEÚDO CURRICULAR - Microbiologia Médica Micoses superficiais. Micoses profundas. Bacteriologia: das Micobacterioses, dos Estreptococos, dos Estafilococos, dos Microrganismos Anaeróbios, das Salmoneloses, da Febre Tifoide, Cólera e produtores de diarreias, das Infecções Sexualmente Transmissíveis, das Leptospiroses, das Meningites Purulentas e da Doença Meningocócica. Estudo dos vírus da Hepatite, do HIV e Doenças Virais Exantemáticas.
- Parasitologia Estudo da biologia de: 1) Protozoários cavitários (Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Cryptosporidium sp. e Trichomonas; 2) Protozoários Teciduais e seus transmissores,(Leishmanias e Flebótomos), Trypanosoma cruzi e Triatomíneos, Plasmódios humanos e Anofelinos, Toxoplasma gondii); 3) Helmintos intestinais ou cuja transmissão se faça pelas fezes (Schistosoma mansoni e Fasciola hepática; Taenia solium, Taenia saginata, Hymenolepis nana, Hymenolepis diminuta, Echinococcus granulosus; Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Ancilostomídeos, Strongyloides stercoralis); 4) Helmintos teciduais e seus transmissores (Wuchereria bancrofti e Culex, Onchocerca volvulus e Simulídeos).
- Imunologia Médica Imunologia das infecções por micobactérias. Mecanismos envolvidos na interação hospedeiro-parasita. Resistência à infecção pelas bactérias extracelulares. Imunologia das micoses sistêmicas. Imunologia da malária. Imunologia da doença de Chagas. Imunologia da esquistossomose. Imunologia das hepatites. Imunologia da AIDS.
- Patologia, Clínica, Bases de Controle e Prevenção de Moléstias Transmissíveis.
- Reumatologia Principais doenças reumatologias e fatores de risco: Artrites e Artroses, Osteoporose, Vasculites, Colagenoses, Espondiloartropatias, Comprometimento articular nas doenças sistêmicas. Avaliação diagnóstica clínica e de exames subsidiários Urgências em Reumatologia Noções de tratamento
- Endocrinologia Principais doenças endocrinológicas e distúrbios do metabolismo: Diabete Melito, Obesidade e Síndrome Metabólica, Hormônios e disfunções hormonais, Doenças hipotálamo-hipofisárias, Doenças da tireoide e paratireoides, Doenças suprarrenais, Manifestações sistêmicas das endocrinopatias Avaliação diagnóstica clínica e de exames subsidiários Urgências em endocrinologia Noções de tratamento
- Oncologia Oncogênese, fisiopatologia e fatores de risco Screening e prevenção do câncer Neoplasias mais frequentes e manifestações clínicas Bases do diagnóstico oncológico Noções de estadiamento em oncologia Cuidados com o paciente oncológico Princípios gerais de tratamento antineoplásico Urgências em oncologia
- Hematologia Clínica Principais doenças hematológicas: Anemias, Leucoses, Aplasias, Mielodisplasias e Síndromes Mieloproliferativas, Plaquetopenias, Linfomas O Sistema da Coagulação e Coagulopatias Manifestações hematológicas das doenças sistêmicas Deficiência e reposição de componentes do sangue Urgências em hematologia Princípios gerais do tratamento hematológico Transplante de medula e de células tronco
- Gastroenterologia Principais doenças relacionadas ao trato digestório, fígado e vias biliares: Dispepsias e doença péptica, diarreia e constipação, dor abdominal, sangramento intestinal, cirrose hepática, hipertensão sistema porta e insuficiência hepática, pancreatites, doenças das vias biliares, neoplasias Diagnóstico clínico e complementar das doenças da boca, esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e grosso (cólons, reto e ânus), fígado e vias biliares e pâncreas Princípios gerais de tratamento Urgências em gastroenterologia e hepatologia clínicas Noções de procedimentos endoscópicos e de tratamento Transplante hepático
- Dermatologia Semiologia e clínica das principais doenças dermatológicas Lesões elementares da pele: Dermatoses vésico-bolhosas, eritêmato-descamativas, ulcerosas, verrucosas, acneiformes e pápulo-pruriginosas. Eczemas e discromias. Tumores cutâneos. Hanseníase. Manifestações dermatológicas das infecções sexualmente transmissíveis. Manifestações cutâneas de doenças sistêmicas. Principais recursos diagnósticos utilizados nas doenças cutâneas. Urgências em dermatologia. Princípios do tratamento dermatológico.
- Atendimento humanizado, contextualizado e ético
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar. Os alunos são oportunizados à realização da anamnese e exames físicos, simulados e/ou reais, acompanhados e supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. A simulação pode se desenvolver por meio de atores e/ou simulação realística, nos quais, os alunos são os executores dos procedimentos. A anamnese e exame físico real (consulta médica completa) são realizadas pelos próprios acadêmicos, em âmbito ambulatorial e hospitalar, supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. Os profissionais médicos (docentes/tutores da URI) são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico, da propedêutica e terapêutica; e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.
5 AVALIAÇÃO A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRAUNWALD, Eugene, FAUCI, Anthony S.; KASPER, Dennis L.; HAUSER, Stephen L.; LONGO, Dan L.; LARRY, Jameson J. Medicina interna de Harrison. 2 vols. 18a. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013. GOLDMAN, Lee.; SCHAFER, Andrew I. Goldman Cecil Medicina. 24a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. VERONESI, Ricardo; FOCACCIA, Roberto (Coord.). Tratado de infectologia. 2 vols. 5ª ed. São Paulo: Atheneu, 2010, 1997, 1996. (17 v1 e 15 v2).
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CECIN, Hamid Alexandre. Tratado Brasileiro de Reumatologia. Rio de Janeiro: Atheneu, 2015. FIGUEIREDO, Eurídice; MONTEIRO, Mauro; FERREIRA, Alexandre. Tratado de Oncologia. 2 vols. Rio de Janeiro: Revinter, 2013. FREITAS, Elizabete Viana de.; PY, Ligia. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. VILAR, Lúcio. Endocrinologia Clínica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. ZAGO, Marco Antônio; FALCÃO, Roberto Passetto; PASQUINI, Ricardo. Tratado de Hematologia. Rio de Janeiro: Atheneu, 2014. ZATERKA, Schilioma; EISING, Jaime Natan. Tratado de Gastroenterologia. Rio de Janeiro: Atheneu, 2011.
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