Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Farmacologia Básica

Código: 40-617

Carga Horária: 90 horas Teórica: 60 Prática: 30

Número de Créditos: 06

Pré-requisitos: 20-323; 20-333

 

1 EMENTA

Introdução à farmacologia, conceitos básicos, farmacocinética e farmacodinâmica, farmacovigilância, farmacogenômica, sistema nervoso periférico, autacóides, tratamento da dor, inflamação e infecções.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Proporcionar o conhecimento sobre os princípios básicos da farmacologia, e classes farmacológicas relacionadas ao tratamento de processos inflamatórios, infecciosos e utilizadas no sistema nervoso periférico, com vistas a compreensão farmacodinâmica e farmacocinética dos fármacos.

 

2.2 Objetivos Específicos

Ao término do semestre é esperado que os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

  • Aplicar os princípios gerais da farmacologia sobre farmacocinética, farmacodinâmica e farmacogenômica.
  • Relacionar os conhecimentos sobre as classes farmacológicas estudadas com vias de administração, formas farmacêuticas e particularidades de acordo com diferentes pacientes.
  • Reconhecer Interações Farmacológicas e Reações Adversas dos fármacos mais usados na Atenção Primária, bem como aplicar a Farmacovigilância.
  • Interagir com colegas, professores e profissionais da saúde para aplicar os conhecimentos adquiridos visando o cuidado integrado do paciente.
  • Demonstrar capacidade de desenvolver trabalho em equipe, executar pesquisa e selecionar informações pertinentes aos conteúdos abordados.
  • Apresentar autonomia e iniciativa na resolução de problemas.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

Princípios gerais da farmacologia

Farmacocinética

Farmacodinâmica

Vias de administração

Formas farmacêuticas

Interações farmacológicas

Reações adversas e farmacovigilância

Farmacogenômica

Sistema nervoso autônomo

Autacóides

Anti-inflamatórios não esteroides

Anti-inflamatórios esteroides

Analgésicos e antipiréticos

Antimicrobianos (penicilinas, cefalosporinas, carbapenemas, monolactâmicos, inibidores da beta-lactamases, tetraciclinas, aminoglicosídios, macrolídeos, sulfas, quinolonas)

Antivirais

Antimicóticos

Antihelmínticos

Antiprotozoários

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas com a utilização de multimídia, dialogadas e interativas. Aulas práticas poderão ocorrer em laboratório de informática com a utilização simuladores ou em sala de aula com estudos de casos e elaboração de planos terapêuticos. Realização de seminários estimulando a busca de informações sobre medicamentos. Integração dos conteúdos e práticas com a clínica interdisciplinar mantendo o foco no desenvolvimento do raciocínio clínico. Serão adotadas estratégias metodológicas ativas de ensino e aprendizagem, com resolução de problemas e casos clínicos envolvendo componentes como exames laboratoriais, história clínica e outros pertinentes ao desenvolvimento crítico na escolha de um fármaco ou mais para tratamento clínico.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio de provas teóricas-práticas dissertativo-objetivas, e estudos complementares. A avaliação do desempenho das competências e habilidades elencadas nos objetivos da disciplina será realizada individualmente de acordo com a capacidade demonstrada no decorrer do semestre.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GOLAN, David E., TASHJIAN, Armen H. Jr., ARMSTRONG, Ehrin J., ARMSTRONG, April W. Princípios de Farmacologia. A Base Fisiopatológica da Farmacologia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 9ª ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2003, 1996.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010, 2002, 1998.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, Elvino. Antimicrobianos. 4ª ed.  São Paulo: Artmed, 2007.

DESTRUTI, Ana Beatriz C. B; ARONE, Evanisa Maria; PHILIPPI, Maria Lúcia dos Santos. Cálculos e conceitos em farmacologia. São Paulo: Senac, 1999.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10ª ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2010, 2003, 1998.

LIMA, Darcy Roberto. Manual de farmacologia clínica, terapêutica e toxicologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994.

RANG, H. P.; DALE, M. Maureen; RITTER, J. M. Farmacologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001, 1997.