DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Propedêutica Clínica I Código: 40-616 Carga Horária: 120 horas Teórica: 30 Prática: 90 Número de Créditos: 08 Pré-requisitos: 20-328; 40-613
1 EMENTA Anamnese e exame físico geral. Anamnese e exame físico dos sistemas gastrintestinal, neurológico, endocrinológico e oncológico.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que esta unidade curricular contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Relacionamento médico-paciente. Ética médica. Prontuário médico: como registrar as informações. Semiologia do sistema digestório. Síndrome do Abdome Agudo. Si´ndromes Hipoalbumine^micas - Cirrose e Diarreia Crônica. Semiologia neurológica. Dor. Cefaleia Edema. Febre/Hipertermia. Síndromes do Sistema Nervoso Periférico. Semiologia endocrinológica. Obesidade e Emagrecimento. Semiologia da mama e sistema genital feminino. Atendimento humanizado, contextualizado e ético.
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar (enfermarias). Os alunos são oportunizados à realização da anamnese e exames físicos, simulados e/ou reais, acompanhados e supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. A simulação pode se desenvolver por meio de atores e/ou simulação realística, nos quais, os alunos são os executores dos procedimentos. A anamnese e exame físico real ocorre em âmbito ambulatorial e hospitalar (enfermarias), mediante acompanhamento de consultas realizadas pelos profissionais médicos (docentes/tutores) e/ou pelos próprios acadêmicos. Em ambos os casos, os médicos são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico, da propedêutica e terapêutica; e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.
5 AVALIAÇÃO A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BICKLEY, Lynn S; SZILAGYI, Peter G. Bates, propedêutica médica essencial: avaliação clínica, anamnese, exame físico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. PORTO, Celmo Celeno. Semiologia médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 2009, 2001, 1997. SWARTZ, Mark H. Tratado de Semiologia Médica. História e Exame clínico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BENSENOR, Isabela M., MARTINS, Milton de Arruda, ATTA, José Antônio. Semiologia clínica. São Paulo: Sarvier, 2002. LA FAUCE, Thiago S.; BONADIA, José Carlos; MASSAIA, Irineu Francisco D. F. Propedêutica médica da criança ao idoso. São Paulo: Atheneu, 2009. LISBOA DA SILVA, Rose Mary Ferreira. Tratado de Semiologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. MARTINEZ, J. Baddini, DANTAS, M, VOLTARELLI, J. C. Semiologia geral e especializada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. SOARES, J. L. Ducla. Semiologia médica. Princípios, métodos e interpretação. Portugal: Editora Lidel, 2007.
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