POLÍTICA DE PRIVACIDADE | CONTRASTE NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 11/04/2019
Com apoio da URI, encerra nesta sexta-feira o Fórum Nacional de Educação
210 exibições


Encerra nesta sexta-feira, 12, o XXIV Fórum Municipal de Educação, XXI Fórum Regional de Educação e XX Fórum Nacional de Educação, que contaram com apoio da URI Erechim, através dos professores Carlos Antonio da Silva e Jacqueline Bianchi Enricone.

Na conferência de abertura, a Professora Emília Cipriano, entre os vários tópicos abordados, falou sobre o significado do mundo da leitura no contexto atual. Esse questionamento levou a todos a analisar e refletir como os seres humanos constroem e se apropriam dos conhecimentos num contexto de globalização e complexidade.

Entre as atrações de quarta-feira, 10, aconteceu a vídeoconferência “O bem-estar do professor”, com a Professora Maria José Chambel, de Lisboa. A coordenação foi da professora Jacqueline Raquel Bianchi Enricone, da URI Erechim. À tarde foi realizada a conferência que dá título ao Fórum, “Entre saberes e fazeres, a tecnologia: diálogos com a cultura digital”, com o Professor Valther Mastro, da Maestro Assessoria.

O Fórum de Educação deste ano propõe a todos uma reflexão sobre as relações entre a educação e a cultura digital. São tantas as novas e impensáveis tecnologias que, muitas vezes, não paramos para pensar sobre nós mesmos, na nossa condição de seres humanos. A partir disso, é necessário criarmos espaços para que o olhar se direcione para o si mesmo, para o eu e para o outro. É necessário pensarmos: como está nossa mente? Como está nosso coração?

Enfim, em tempos de cultura digital, falamos muito em linguagem de programação. Seria necessário uma “reprogramação” das nossas mentes? Tendo em vista essa indagação, a Mestre Caroline Carbonari, de Erechim, foi a responsável pela conferência “Reprogramação Mental”.

À noite aconteceu a conferência “A vida que se transforma: tecnologias e inclusão”, que instigou a todos a refletir sobre a importância das tecnologias para a melhoria da nossa qualidade de vida, independentemente de qualquer condição, com Tiago Link.

A quinta-feira, terceiro dia do Fórum, foi dedicada às Oficinas Pedagógicas e Comunicações Orais.

Nesta sexta-feira, 12, a manhã inicia com a mesa-redonda com o tema “BNCC e Referencial Gaúcho”, com a participação da Professora Marléa Alves, da Undime e o Professor Roberto Rafael Dias da Silva, da Unisinos.

À tarde, acontece a conferência “Motivação e autoestima dos educadores de sucesso na era digital”, a ser proferida pelo Professor Daltro Monteiro, com a coordenação do professor Carlos Antonio da Silva, da URI Erechim.

O evento, promovido pela Prefeitura de Getúlio Vargas, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, contou com o apoio da URI Erechim, Faculdade IDEAU, IMED e Universidade de Passo Fundo, e reuniu professores das redes Municipal, Estadual e Privada da região e de outras cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
Núcleo de Acessibilidade
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
Fale com a Escola
Pós-Graduação
Principal
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil