NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 06/02/2019
Os desafios e as oportunidades na cultura do milho
282 exibições


Essa foi a temática dos dois Dias de Campo realizados esta semana, no câmpus 2 da URI. O evento foi realizado na terça-feira, 5, e na quarta-feira, 6, em parceria com a empresa Forseed e se constituiu numa grande oportunidade para que acadêmicos, professores, produtores rurais, empresários do ramo agrícola e técnicos tivessem acesso a informações importantes a respeito da cultura do milho.

A programação foi aberta na terça-feira pela manhã, com a presença de acadêmicos e professores dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária. A abertura contou com a presença do Diretor-Geral do Câmpus, professor Paulo Roberto Giollo; do Coordenador do Curso de Agronomia, professor Amito José Teixeira; e dos Engenheiros Agrônomos Nelso Moro e Delmir Jonatto, representantes da empresa Longping Hight-Tech, organizadora do encontro.

A iniciativa contou com várias estações que abordaram as seguintes temáticas: Novas Tecnologias Bt (Bacillus thuringiensis), População de Plantas x Produtividade; Híbridos com aptidão para produção de grãos; Fatores Importantes na produção de silagem; Doenças de milho e soja; Tratos Culturais (Dessecação, Tratamento de Semente, Controle de Percevejo, Semeadura e Fungicida); Compactação de Solo e suas correlações e Híbridos Safrinha.

Segundo os professores, foi mais uma grande oportunidade para que todos pudessem buscar informações e debater sobre uma série de temáticas ligadas a produção agrícola, principalmente a cultura do milho.

Para o professor Amito Teixeira, Coordenador da Agronomia, “o milho é a mais importante planta comercial com origem nas Américas e está associado ao consumo humano e animal. Além de se verificar também o crescimento em aplicações industriais, pode-se observar o aumento de sua importância no contexto da produção de cereais na esfera mundial. Nesse sentido, o milho passou a ser o cereal mais produzido no mundo”, enfatizou.

Informou, ainda, que a importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, ressaltou o professor, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 50% é destinado para esse fim, enquanto que no Brasil varia de 60% a 80%, dependendo da fonte da estimativa e de ano para ano.

Embora seja versátil em seu uso, a produção de milho tem acompanhado basicamente o crescimento da produção de suínos e aves, no Brasil e no mundo. Apesar das flutuações que ocorrem na sua oferta, há uma tendência de crescimento de sua produção, acompanhando, principalmente, o crescimento da produção de frangos e suínos no Brasil, fato esse relacionado com a demanda por milho, que é um ingrediente importante na composição das rações para esses animais.

Além dos suínos e dos frangos, também fazem parte da demanda por milho para alimentação de bovinos e pequenos animais. Atualmente, a produção de ração para pequenos animais (pet food) tem se constituído em um mercado crescente.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil