NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 07/12/2018
Desenvolvimento, tecnologia e inovação: Inaugurado Laboratório de Análises de Solo e Água
1226 exibições


A URI Erechim realizou na manhã desta sexta-feira, 07, a inauguração do Laboratório de Análises de Solo e Água, resultado de um convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. A cerimônia aconteceu no Auditório do câmpus II da Universidade e foi prestigiada por lideranças acadêmicas, civis e pela comunidade.

O edital para o projeto, lançado em junho de 2017 pelas Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia do estado, teve o apoio e iniciativa de muitas frentes da instituição, conquistando o quarto lugar entre 42 propostas apresentadas. O professor Antonio Sérgio do Amaral, Coordenador da Área de Ciências Agrárias e do projeto do laboratório, explicou que todas as metas pré-estabelecidas começaram a ser cumpridas no início deste ano e, 12 meses depois, os requisitos foram atendidos. “Entregamos hoje para a nossa comunidade regional um laboratório que tem grande capacidade para atender diversas demandas além do solo. Estamos preparados e vamos nos preparar ainda mais, entregando laudos com precisão, exatidão e rapidez”, enalteceu.

Anteriormente, a demanda de análise de solos atendida pela Universidade era realizada através de uma parceria de quase 20 anos com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entretanto, a busca pela qualificação da estrutura, associada às questões logísticas que resultavam na demora da entrega dos resultados, motivou a Instituição a participar da proposta.

O Gestor do Polo de Modernização Tecnológico da Universidade, professor Marcelo Luis Pilotto, destacou a proposta do Programa de Polos é modernizar e atender as demandas tecnológicas das comunidades em que estão inseridos. “Por esta razão, mais do que atender a uma demanda da Universidade, este projeto atende também uma necessidade da comunidade, afinal, não adianta apenas gerar a tecnologia – temos de colocá-la em uso”, salientou.

A contribuição da nova instalação para a comunidade e para a região também foi destacada na fala do presidente da AMAU – Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Ademir Sakrezenski, ao lembrar que a região é essencialmente agrícola, disse que o projeto vai atender às necessidades atuais para potencializar uma maior produtividade. “São iniciativas e frentes como essas, por meio de ferramentas, estruturas e tecnologias, que contribuem cada vez mais com o engrandecimento da nossa região”, enfatizou.

O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, também salientou que a nova estrutura vai contribuir para o crescimento da região no aspecto tecnológico, além de atender às diversas necessidades.

O Diretor-Geral do câmpus, professor Paulo Roberto Giollo, lembrou que a URI, como instituição comunitária, está sempre atenta às demandas regionais e busca, de forma intensa, alternativas para supri-las. “Todos os anos são implantados projetos e propostas, além de formações profissionais, que contribuem para o desenvolvimento. Ainda, é extremamente válida e importante a iniciativa do estado e a parceria na proposta dessas soluções. Isso nos orgulha muito, mas também nos traz a responsabilidade de continuarmos investindo e avançando”, salientou.

A apresentação técnica do projeto e do novo espaço foi feita pelo professor Jardes Bragagnolo, responsável técnico do laboratório. Ele explicou que a estrutura faz parte da Central de Análises, espaço que também contempla água, efluentes e alimentos. Para a aquisição dos equipamentos, foram investidos 310 mil reais provenientes das Secretarias de Desenvolvimento e Ciência e Tecnologia do Estado. Em contrapartida, a Universidade investiu em pessoal, obras e equipamentos, em um total de 555 mil reais. Após a apresentação, os convidados puderam conhecer o novo espaço, que teve a bênção do capelão da Universidade, Padre Cezar Menegat.





Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
Núcleo de Acessibilidade
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
Fale com a Escola
Pós-Graduação
Principal
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil