NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 11/10/2018
Engenheiro Eletricista da WEG discute o mercado da geração distribuída solar no Brasil
289 exibições


Este foi um dos temas que mereceram espaço no Curso de Engenharia Elétrica, na quarta-feira, 03, durante o IV CONIGTI (Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação). O assunto foi apresentado pelo Engenheiro Eletricista Thomás Manhago Tomé, do Departamento de Negócios em Energia Solar & Smart Grid, da WEG Equipamentos, que falou sobre o mercado de geração distribuída solar no Brasil e soluções WEG.

A palestra teve a presença também de profissionais da região, estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, além de acadêmicos das engenharias da Universidade.

O palestrante discutiu os potenciais, o panorama e as tendências para o mercado atual. Além disso, alguns casos de sucesso da implantação de geração distribuída pela WEG foram apresentados. Thomás ressaltou que a energia solar está em ascensão no Brasil, principalmente a microgeração conectada à rede, sendo que o Rio Grande do Sul tem se destacado entre os estados, em termos de investimentos e no número de ofertas devido à competitividade do setor.

Segundo o convidado, “a tendência atual está apontando ao uso de inversores string com a capacidade de mais de um controle de MPPT”. A técnica permite o rastreamento de máxima potência para um conjunto de painéis fotovoltaicos distantes entre si, obtendo-se uma boa relação custo-benefício.



Videoconferência internacional



Durante o CONIGTI, o Curso de Engenharia Elétrica também apresentou, através de videoconferência internacional, a trajetória de uma engenheira eletricista da academia à indústria alemã. A iniciativa, desenvolvida no Anfiteatro do Câmpus 2, foi realizada na noite do dia 03 de outubro.

A palestra foi ministrada por Milena Sabrina Godoi Dias, que apresentou os desafios, superações e resultados conquistados desde a graduação em Engenharia Elétrica, na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), até o doutorado na Universidade de Kassel, bem como a sua inserção no mercado industrial alemão. Atualmente, a engenheira é desenvolvedora de software na empresa Bühler Motor, em Nuremberg.

Questões como a importância do estudo de outros idiomas, como o inglês e o alemão, a persistência na conquista de sonhos e a preparação técnica nas mais diversas áreas da Engenharia Elétrica foram apresentada pela engenheira.

Milena apresentou também as diversas pesquisas que conduziu quando contratada como pesquisadora na Universidade de Kassel, enfatizando o trabalho no acionamento e controle de um motor Brushless DC em parceria com a Volkswagen.

Quando questionada sobre a inserção do engenheiro na indústria alemã, Milena ressaltou que o mercado alemão apresenta carência dessa categoria de profissional. Ao mesmo tempo, observa uma grande receptividade de engenheiros de outros países na indústria, principalmente no mercado automobilístico.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil