NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 10/10/2018
Cursos desenvolvem ação na Escola de Educação Básica de Aratiba
687 exibições


A Universidade esteve presente em mais uma escola da região realizando diversas oficinas demonstrando a atuação prática dos acadêmicos durante a realização dos cursos de graduação. As experiências foram desenvolvidas na Escola de Educação Básica de Aratiba. Essa foi a quarta ação desenvolvida pelos cursos da URI Erechim dentro do projeto Engenharia e Arquitetura na Escola. As demais experiências foram realizadas anteriormente nas cidades de Sananduva, Getúlio Vargas e Tapejara.

Para oferecer uma maior visibilidade de uma futura carreira profissional, os representantes da URI desenvolveram várias oficinas para mostrar na prática como é a vida acadêmica. Com as ações foi possível oferecer vivências e situações que os alunos encontrarão no ambiente universitário nas áreas de engenharia e arquitetura e urbanismo.

O Curso de Engenharia de Alimentos esteve presente desenvolvendo uma oficina sobre a Determinação da Oxidação de Óleos e Gorduras.

Enquanto isso, o Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolveu um trabalho para mostrar o urbanismo sustentável e a educação patrimonial. A iniciativa quis mostrar que a partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de Urbanismo Sustentável e Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da ecologia e herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens naturais e construídos, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de preservação e criação da natureza e da cultura.

Nesta atividade os alunos foram organizados em grupos e receberam material impresso suficiente para a organização de uma ‘‘cidade’’. Como por exemplo, imagens em 2D de: carros, ônibus, bicicletas, pedestres, edificações históricas, modernas e contemporâneas. Com isso, os alunos foram desafiados a organizarem o espaço urbano de maneira harmônica e funcional, evidenciando o respeito à natureza e à história, contextualizando o presente e planejando um futuro mais sustentável para o espaço urbano.

A Engenharia Mecânica mostrou a indústria automotiva, através do projeto Minibaja. Já a Engenharia de Produção desenvolveu um processo de fabricação modular de veículos, através dos sistemas de produção.

A Engenharia Elétrica, como ocorreu em outras oportunidades, desenvolveu uma oficina sobre o desafio de Robótica Móvel com o uso de energia solar.

As atividades, assim como nas demais escolas visitadas, tiveram aceitação total por parte da Escola e, principalmente, por parte dos alunos que viram e vivenciaram ações de uma futura vida profissional nas diferentes áreas da engenharia e arquitetura.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil