NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 08/07/2018
Formandos de Direito promovem seminário sobre a ética nas práticas jurídicas
287 exibições


Acadêmicos formandos do Curso de Direito da URI Erechim (turma 2013/2 noturno), promoveram um seminário sobre a ética na prática das profissões jurídicas. Os debates ocorreram nos dias 06, 13 e 20 de junho, dentro da disciplina de Ética Geral e Profissional, ministrada pela professora Giana Liza Zanardo Sartori. As ações foram planejadas e executadas conjuntamente entre a professora e os alunos desde o início do semestre.

Os objetivos da atividade foram: estudar a ética nas profissões jurídicas, ouvir e debater com profissionais convidados as questões mais importantes sobre a ética das profissões jurídicas.

No dia 06 de junho, o seminário contou com a presença da Juíza Leiga em Viadutos, Maria Aparecida Cavalheiro Baldissera; e as integrantes do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho da Unimed Erechim, Jaqueline Buaes Graeff, Cristina Castro, Simonia Rodrigues e Angélica Beazi.

No dia 13 de junho, participaram do evento outros profissionais, contemplando mais algumas áreas de atuação jurídica: a Procuradora do Estado, Michele Beux; o advogado Gilson Machado, Assessor Jurídico da URI; e o Oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Aratiba, Erik Müller.

Na última etapa do seminário, no dia 20 de junho, estiveram presentes o Cap. Altemar Dutra, da Brigada Militar de Erechim; o policial civil Cassiano Estevam, e o Promotor de Justiça da Comarca de Erechim, Daniel Fernandes.

Nos três encontros, os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência significativa. Os conhecimentos apresentados pelos palestrantes, desde as normas éticas de suas profissões até os depoimentos de vida e exemplos práticos, incluindo casos que enfrentam no dia a dia da profissão, foi de grande valia. Todos destacaram que a ética profissional não se dissocia da ética pessoal e que respeito e responsabilidade são norteadores da atuação de cada pessoa ao exercerem suas profissões. As normas de conduta são importantes, mas elas precisam ser colocadas em prática sempre, salientaram os convidados.

Os alunos, por sua vez, foram participativos, demonstrando interesse e motivando o debate, com questionamentos pertinentes, de forma comprometida e responsável. Atividades como o Seminário de Ética, diz promovem a formação humana e técnico profissional dos universitários, fortalecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e cumprindo com a missão que o Curso de Direito da URI desenvolve junto a sua comunidade e região.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil