NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 14/05/2018
Formação geral para o ENADE: mesa-redonda debate a diversidade, meio ambiente e inclusão
411 exibições


Cumprindo o cronograma de encontros de estudo em preparação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a Comissão Própria de Avaliação da URI Erechim (CPA), em conjunto com a direção acadêmica e coordenadores de cursos, organizaram a mesa-redonda: “Diversidade (Meio Ambiente e Inclusão)”. A temática foi apresentada pelas Professoras Jacqueline Raquel Bianchi Enricone e Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, no dia 17 de abril, para os Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Psicologia, no Câmpus I, e no dia 24 de abril, para os acadêmicos do Curso de Direito.

A temática trabalhada pela professora Jacqueline Enricone foi sobre diversidade e inclusão. A professora abordou a importância de reconhecer a diversidade de diferentes formas (cultural, biológica, étnica, linguística, religiosa) em um modelo de sociedade em que o preconceito e as atitudes discriminatórias fazem parte do cotidiano. A inclusão implica em romper com comportamentos discriminatórios com relação a pessoas ou grupos, como nos casos de racismo, sexismo, homofobia, padrões sociais de beleza e padrões sociais de desempenho, que levam à exclusão de quem é diferente. No caso da acessibilidade há um trabalho significativo, inclusive da Universidade, para vencer as barreiras metodológicas, arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais que ainda estão presentes com relação às pessoas com deficiência. Segundo a professora, um dos aspectos mais importantes para romper com comportamentos preconceituosos e discriminatórios é compreender que somos todos iguais nas diferenças.

A professora Sônia, do Comitê de Sustentabilidade Socioambiental da URI desenvolveu a temática sobre a diversidade e meio ambiente. Buscou contribuir na reflexão sobre: a importância da biodiversidade e ameaças provocadas pela sociedade; a promoção do cuidado e responsabilidade com as diversas formas de vida, do respeito às pessoas, culturas e comunidades; ambiente e qualidade de vida das sociedades humanas nas diversas dimensões local, regional e planetária; relações entre as mudanças do clima e o atual modelo de produção, consumo, organização social, visando à prevenção de desastres ambientais e à proteção das comunidades; e a valorização dos conhecimentos referentes à saúde ambiental, inclusive no meio ambiente de trabalho, com ênfase na promoção da saúde para melhoria da qualidade de vida.

Segundo a professora Sônia, em conformidade com a Lei nº 9.795, de 1999, a Educação Ambiental é componente integrante, essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente, de forma articulada, nos níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior, para isso devendo as instituições de ensino promovê-la integradamente nos seus projetos institucionais e pedagógicos. Nos cursos de graduação da URI, a temática socioambiental está sendo tratada de forma integrada e interdisciplinar e em alguns cursos como componente curricular, ao longo da formação.

A sustentabilidade socioambiental é um componente essencial e permanente, estando presente de forma articulada, nos processos de ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão, sendo referência nas tomadas de decisões na URI e suas ações são orientadas pela Política de Sustentabilidade Socioambiental da Universidade. Por meio dessa política, a Instituição busca desenvolver ações para incorporar valores, atitudes, comportamentos sustentáveis e ambientalmente adequados na Universidade e também na sociedade.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil