NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 14/05/2018
Formação geral para o ENADE: mesa-redonda debate a diversidade, meio ambiente e inclusão
264 exibições


Cumprindo o cronograma de encontros de estudo em preparação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a Comissão Própria de Avaliação da URI Erechim (CPA), em conjunto com a direção acadêmica e coordenadores de cursos, organizaram a mesa-redonda: “Diversidade (Meio Ambiente e Inclusão)”. A temática foi apresentada pelas Professoras Jacqueline Raquel Bianchi Enricone e Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, no dia 17 de abril, para os Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Psicologia, no Câmpus I, e no dia 24 de abril, para os acadêmicos do Curso de Direito.

A temática trabalhada pela professora Jacqueline Enricone foi sobre diversidade e inclusão. A professora abordou a importância de reconhecer a diversidade de diferentes formas (cultural, biológica, étnica, linguística, religiosa) em um modelo de sociedade em que o preconceito e as atitudes discriminatórias fazem parte do cotidiano. A inclusão implica em romper com comportamentos discriminatórios com relação a pessoas ou grupos, como nos casos de racismo, sexismo, homofobia, padrões sociais de beleza e padrões sociais de desempenho, que levam à exclusão de quem é diferente. No caso da acessibilidade há um trabalho significativo, inclusive da Universidade, para vencer as barreiras metodológicas, arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais que ainda estão presentes com relação às pessoas com deficiência. Segundo a professora, um dos aspectos mais importantes para romper com comportamentos preconceituosos e discriminatórios é compreender que somos todos iguais nas diferenças.

A professora Sônia, do Comitê de Sustentabilidade Socioambiental da URI desenvolveu a temática sobre a diversidade e meio ambiente. Buscou contribuir na reflexão sobre: a importância da biodiversidade e ameaças provocadas pela sociedade; a promoção do cuidado e responsabilidade com as diversas formas de vida, do respeito às pessoas, culturas e comunidades; ambiente e qualidade de vida das sociedades humanas nas diversas dimensões local, regional e planetária; relações entre as mudanças do clima e o atual modelo de produção, consumo, organização social, visando à prevenção de desastres ambientais e à proteção das comunidades; e a valorização dos conhecimentos referentes à saúde ambiental, inclusive no meio ambiente de trabalho, com ênfase na promoção da saúde para melhoria da qualidade de vida.

Segundo a professora Sônia, em conformidade com a Lei nº 9.795, de 1999, a Educação Ambiental é componente integrante, essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente, de forma articulada, nos níveis e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior, para isso devendo as instituições de ensino promovê-la integradamente nos seus projetos institucionais e pedagógicos. Nos cursos de graduação da URI, a temática socioambiental está sendo tratada de forma integrada e interdisciplinar e em alguns cursos como componente curricular, ao longo da formação.

A sustentabilidade socioambiental é um componente essencial e permanente, estando presente de forma articulada, nos processos de ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão, sendo referência nas tomadas de decisões na URI e suas ações são orientadas pela Política de Sustentabilidade Socioambiental da Universidade. Por meio dessa política, a Instituição busca desenvolver ações para incorporar valores, atitudes, comportamentos sustentáveis e ambientalmente adequados na Universidade e também na sociedade.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco / Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil