NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 04/12/2017
Abertura da SIPAT alerta para a importância da doação de órgãos
433 exibições


Doar órgãos é doar vida. Essa foi a mensagem repassada na tarde desta segunda-feira, 04, durante abertura da VX SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da URI Erechim. A abordagem sobre o assunto foi feita pela equipe do Hospital Santa Terezinha, representada pela gerente de serviços cirúrgicos, Marlize Peron; pela gerente de serviços da UTI, Tatiana Bernardi; e pela gerente do Centro de Diagnóstico por Imagem e Clínicas, Franciele Rezende.

Elas apresentaram a equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistente social, que integra a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), salientando a importância da participação de cada profissional do processo de doação e transplante. Também apresentaram as ações desenvolvidas pelo Hospital em toda a região, de modo a promover a conscientização sobre a importância do assunto.

De acordo com Marlize, mais de 30 mil pessoas esperam por um órgão no Brasil. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como córneas, pele e ossos. A retirada dos órgãos é feita somente após a confirmação da morte encefálica do doador, a partir de um rigoroso protocolo.

Elas encerraram a fala com um vídeo sobre a conscientização da doação de órgãos, estrelado pela atriz Narjara Turetta, gravado no Hospital Santa Terezinha. E orientaram sobre a importância de que cada pessoa informe à sua família que é doador de órgãos.

O Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, professor Adilson Stankiewicz, lembrou a importância de fazer uma pausa e refletir sobre questões que estão tão presentes no nosso cotidiano, como é o caso da doação de órgãos.

A SIPAT segue com a programação até a próxima sexta-feira, 08. Ao longo da semana, assuntos como inclusão, autoestima, prevenção do câncer de mama e próstata e manuseio com produtos químicos serão abordados. Ainda, os Cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Técnico em Enfermagem vão realizar, na tarde de quinta-feira, a tradicional Tenda da Saúde, um espaço através do qual os funcionários e professores vão receber orientações sobre cuidados integrados.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil