NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 11/09/2017
Presidente do CRF abre Jornada de Estudos Farmacêuticos
473 exibições


O Curso de Farmácia da URI abriu na manhã desta segunda-feira, 11, no Anfiteatro da Universidade, a XVII Jornada de Estudos Farmacêuticos, evento que reúne também a XV Mostra Científica e a VII Mostra de Extensão. A conferência de abertura foi com o Presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Maurício Schuler Nin, que analisou as perspectivas profissionais para os próximos anos.

Segundo o Presidente do CRF, o Brasil está caminhando para uma situação muito estranha e complicada quando se trata da área de Farmácia, um dos setores essenciais da saúde brasileira. “O Brasil tem cerca de 500 cursos de graduação, sendo que o Rio Grande do Sul possui 29. No entanto, o Ministério de Educação acaba de autorizar mais de três mil vagas de graduação farmacêutica pelo sistema EAD (Ensino a Distância)”, revelou, com preocupação.

Maurício Nin reconhece que, em algumas áreas, o ensino a distância pode contribuir com o ensino nacional. No entanto, existem setores, entre eles, a Farmácia, que não podem simplesmente entrar nesse caminho. “Que tipo de profissional queremos e iremos formar dessa maneira? O que o governo quer é formar quantidade e não qualidade”, destacou o palestrante.

Por falar em qualidade, foi justamente essa ênfase que a Diretora Acadêmica, Elisabete Maria Zanin, fez questão de realçar na sua fala de abertura da Jornada. “Atualmente, precisamos compreender que mais do que aprender temas/assuntos e conhecimentos atuais, é necessário aprender a aprender, aprender a desaprender e reaprender a aprender, pois as mudanças são diárias, a inovação é permanente e o futuro profissional assumirá uma função que talvez ainda não saibamos da existência”, disse a Diretora.

O Coordenador do Curso de Farmácia, professor Luis Carlos Chicota, ressaltou, por seu lado, que a “Jornada de Farmácia é um acontecimento capaz de promover mudanças na forma de pensar sobre temas que estão latentes em nossa sociedade e no mercado de trabalho farmacêutico, que está cada vez mais exigente. Por isso, devemos encarar este cenário como um desafio buscando superar os limites que dificultam a valorização deste ensino”.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco / Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil