Notícias - 11/09/2017
Presidente do CRF abre Jornada de Estudos Farmacêuticos
369 exibições


O Curso de Farmácia da URI abriu na manhã desta segunda-feira, 11, no Anfiteatro da Universidade, a XVII Jornada de Estudos Farmacêuticos, evento que reúne também a XV Mostra Científica e a VII Mostra de Extensão. A conferência de abertura foi com o Presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Maurício Schuler Nin, que analisou as perspectivas profissionais para os próximos anos.

Segundo o Presidente do CRF, o Brasil está caminhando para uma situação muito estranha e complicada quando se trata da área de Farmácia, um dos setores essenciais da saúde brasileira. “O Brasil tem cerca de 500 cursos de graduação, sendo que o Rio Grande do Sul possui 29. No entanto, o Ministério de Educação acaba de autorizar mais de três mil vagas de graduação farmacêutica pelo sistema EAD (Ensino a Distância)”, revelou, com preocupação.

Maurício Nin reconhece que, em algumas áreas, o ensino a distância pode contribuir com o ensino nacional. No entanto, existem setores, entre eles, a Farmácia, que não podem simplesmente entrar nesse caminho. “Que tipo de profissional queremos e iremos formar dessa maneira? O que o governo quer é formar quantidade e não qualidade”, destacou o palestrante.

Por falar em qualidade, foi justamente essa ênfase que a Diretora Acadêmica, Elisabete Maria Zanin, fez questão de realçar na sua fala de abertura da Jornada. “Atualmente, precisamos compreender que mais do que aprender temas/assuntos e conhecimentos atuais, é necessário aprender a aprender, aprender a desaprender e reaprender a aprender, pois as mudanças são diárias, a inovação é permanente e o futuro profissional assumirá uma função que talvez ainda não saibamos da existência”, disse a Diretora.

O Coordenador do Curso de Farmácia, professor Luis Carlos Chicota, ressaltou, por seu lado, que a “Jornada de Farmácia é um acontecimento capaz de promover mudanças na forma de pensar sobre temas que estão latentes em nossa sociedade e no mercado de trabalho farmacêutico, que está cada vez mais exigente. Por isso, devemos encarar este cenário como um desafio buscando superar os limites que dificultam a valorização deste ensino”.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil