Notícias - 05/09/2017
1º Festival de Coros do Norte Gaúcho mostra potencial do canto coral da região
248 exibições


Em clima de empolgação e grande integração entre coristas, regentes e público, encerrou no domingo, 3, com grande sucesso, o 1º Festival de Coros do Norte Gaúcho. Durante três dias, de 1º a 3 de setembro, 18 corais étnicos, adultos e infanto-juvenis fizeram excelentes apresentações nas cidades de Viadutos, Erechim e Três Arroios. O evento foi promovido pela FURI – Campus de Erechim e organizado pelo Coro da URI, tendo sido financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura. O Festival foi realizado com o objetivo de divulgar e valorizar artistas e grupos da região do Norte Gaúcho, sem caráter competitivo, visando ampliar a cultura coral, promovendo um grande encontro de coros.

A primeira noite, realizada no Anfiteatro Municipal de Viadutos, foi dedicada aos coros étnicos. Após a abertura, realizada pelo Coro da URI, fizeram suas apresentações o Coral Veneto Stela Alpina, de Erechim; a Associação Veneta Italiana Modesto e Nicola Taliani Contenti, de Viadutos; o Coral Glosy Krakowskie, de Carlos Gomes; o Grupo Gillé, de Erechim; o Coral Prosit, da Associação Sócio Cultural Alemã, de Passo Fundo; e o Coral Indígena, de Erebango. O espetáculo foi prestigiado pelo Prefeito de Viadutos, Claiton dos Santos Brum; pelo presidente do Poder Legislativo, Vereador Artemio Volpi; e pelo Diretor Administrativo da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo.

No sábado à noite, com o Salão de Atos da URI Erechim lotado, a apresentação foi dos coros adultos tradicionais: Coral Belas Artes, Madrigal de Erechim, Coral Nossa Senhora de Fátima, Coral Luterano São João e Coral Cantares, todos de Erechim. O Festival foi prestigiado pelo Prefeito Luiz Francisco Schmidt e pela Diretora Acadêmica da URI Erechim, Elisabete Maria Zanin.

Encerrando o Festival, na tarde de domingo, 3, foi a vez dos coros infanto-juvenis. A Igreja Santa Isabel da Hungria, de Três Arroios, ficou completamente lotada para as apresentações do Coro da URI Erechim, do Coral Juvenil da Escola Básica da URI, do Coral Municipal Juvenil e Da Capo Coral, de Erechim; do Coral Municipal AABB, de Marcelino Ramos; do Coral de Quatro Irmãos; e do Coro Infanto-Juvenil da Academia de Música da Osinca, de Carazinho. O evento contou com a presença do Prefeito Lírio Antonio Zarichta, do Vice-Prefeito Luiz Pertuzzati, e pelo Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado.



Ao final de cada dia do Festival, todos os coros subiam ao palco para, juntos, interpretarem a música final de integração: Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, de Leonardo e arranjo de Márcio Buzatto.



O maestro e diretor artístico do Festival, Marcio Buzatto, ao final do evento, falou estar muito feliz em ver o sonho realizado nestes três dias de festival lotado, mostrando todo o potencial dos coros do norte gaúcho. “Público caloroso, carinho entre as pessoas e muitos momentos de elevação cultural, social, intelectual e artística. É muito gratificante ver uma região inteira do RS envolvida com o canto coral, todas as rádios, TVs e jornais noticiando, todos os coristas e regentes empolgados com esse festival e público numeroso participando juntamente conosco. O resultado foi ainda maior e melhor do que podíamos esperar”, declarou o maestro. Ele agradeceu a todos por tornarem possível esse, que já nasceu como um dos maiores festivais de coros do Estado, possivelmente o maior festival do norte gaúcho. “Agradecemos o carinho de todos e também todos os apoios fundamentais que tivemos para que o 1º Festival de Coros do Norte Gaúcho tenha sido esse enorme sucesso", finalizou Marcio Buzatto.

Qualificação para coristas e regentes

Com a proposta de proporcionar qualificação aos coristas, regentes e coordenadores de coros, foi realizada, no sábado, 2, à tarde, na URI Erechim, uma Mesa Redonda com o tema “A Atividade Coral no Norte Gaúcho”, conduzida pelo Maestro Marcio Buzatto, diretor artístico do Festival. Durante mais de uma hora, os participantes falaram da realidade do canto coral na região, das dificuldades e destacaram a importância da realização do evento para integrar os corais e para troca de experiências. Afirmaram que é grande a responsabilidade do maestro no resultado dos coros e enfatizaram a necessidade de não haver competição entre os corais. Sugeriram a realização de concertos compartilhados e festivais, visando maior integração. Ressaltaram as dificuldades financeiras, sendo uma realidade que são os próprios coristas que auxiliam na manutenção dos grupos.

Logo em seguida, no Salão de Atos da URI, foi oferecida uma Oficina de Percussão para coristas, regentes, estudantes de música e comunidade em geral, ministrada pela musicista Elinka Matusiak, de Porto Alegre. Foi um momento ímpar, onde os participantes puderam explorar recursos alternativos (materiais, corporais e vocais) para o fazer musical. Foram trabalhadas as inúmeras possibilidades do corpo como instrumento musical, livre expressão, estímulo à sensibilidade e à criatividade espontânea. Por meio de exercícios e jogos de imitação e improvisação, foram trabalhados não somente a coordenação motora e a consciência rítmica, mas principalmente a musicalidade intrínseca, expressa pelo potencial criativo e pela capacidade de interação.

Todas as atividades do 1º Festival de Coros do Norte Gaúcho foram gratuitas.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil