Notícias - 10/08/2017
Escola representará o Brasil no Fórum Internacional Pierre de Coubertin
1462 exibições


Pelo segundo ano consecutivo o Brasil será representado pela Escola de Educação Básica da URI Erechim no Fórum Internacional Pierre de Coubertin. Neste ano, a programação será desenvolvida na cidade de Ülenurme, na Estônia. As alunas Helena Severo da Fonseca, Andriele Miozzo Soares, Louise Zanardo Sartori e Liege Baggio Boroski serão acompanhadas pelo professor Edenir Serafini e embarcam no próximo dia 17. O 11º Fórum acontece entre os dias 19 e 26 de agosto e honra a contribuição de Pierre de Coubertin para os Jogos Olímpicos.

As alunas passaram por um intenso processo de seleção para representarem o país e a Escola nesta importante missão. Além de serem maiores de 16 anos, possuírem inglês fluente e envolvimento em atividades sociais, exigências básicas do comitê organizador do evento, a Escola também solicitou memorial dos relatos das atividades sociais, provas de conhecimentos específicos em inglês e provas de fluência.

Os representantes da Escola vão participar de workshops, conferências, atividades e uma série de iniciativas de intercâmbios culturais, falando sobre o Brasil e o Rio Grande do Sul, uma vez que o evento foi criado visando incentivar a juventude não só na excelência desportiva, mas também para desenvolver o intercâmbio cultural e os ideais educacionais.

De acordo com o professor Edenir, “sabemos que o esporte é uma ferramenta que proporciona muito esses valores e que não está inserido apenas na competição. Então, queremos mostrar que não existe só competição no esporte, estando em um berço do conhecimento que é uma Universidade e uma escola. Unimos o útil ao agradável e o projeto de Educação Olímpica foi sendo desenvolvido, resultando nesse reconhecimento e nessa certificação; e como consequência, agora, nessa oportunidade de trocar experiências com outras escolas do mundo”.

A expectativa das alunas é bastante positiva, uma vez que elas têm participado ativamente das diversas iniciativas da Educação Olímpica da Escola, muito antes do projeto estar consolidado. Ainda, o estímulo foi ainda maior com a primeira participação da Escola no Fórum, que aconteceu em 2015, na Eslováquia, também com o professor Edenir e as então alunas Alexandra Zanella Schuchmann e Fabiana Pezzin.

De acordo com Louise Zanardo Sartori, “quando fizeram o primeiro fórum em 2015, quando as meninas apresentaram o projeto, eu fiquei bem interessada. Desde aquela época pensei a respeito disso e fiquei sabendo que o próximo seria em um ano que eu poderia ir”.

Andriele Soares ressaltou: “O esporte foi sempre onde me encontrei dentro das atividades que eu desenvolvia. Comecei a fazer patinação aos 8 anos e judô no segundo ano. Foi ali que eu percebi que me sentia bem fazendo aquilo. Quando a Alexandra e a Fabiana apresentaram sobre a experiência delas, olhei para a Louise e falei que iríamos participar também”, lembrou.

Helena da Fonseca segue a mesma linha de motivação das colegas. “Desde a palestra (das meninas) ficamos de olho nisso. Quando recebemos o convite da escola para participar, realizamos a inscrição. Posteriormente, teve uma reunião para explicar o processo de seleção e alguns até mesmo desistiram. Naquele momento, parei e pensei se realmente queria isso, pois teria que estudar. Pela oportunidade, experiência e pelo convívio. É a única escola do Brasil que proporciona isso aos alunos”, enalteceu.

Liége Boroski também destacou a experiência e a oportunidade que terá de conhecer outras pessoas e culturas por meio do esporte. “Eu sempre gostei de esportes e eu acompanho desde pequena o trabalho da escola com o mini-tênis, por exemplo. Quando eu fiquei sabendo da oportunidade da viagem, eu achei que me encaixaria e que seria uma boa oportunidade. Eu adoro viajar também, conhecer novas culturas... Então, achei muito legal o fato de que terá uma delegação de cada parte do mundo. Acho que será uma troca de experiências muito boa”.

De acordo com o Diretor, professor Alan Bresolin, a Escola está em total consonância com os objetivos promovidos pelo Fórum. “Quando o Barão Pierre de Coubertin concebe a ideia dos jogos olímpicos modernos, ele também não estava pensando só no esporte. Isso se relaciona muito com o nosso fazer pedagógico como escola. Quando ele pensa nisso e desenvolve toda essa temática em torno de três valores – o respeito, a amizade e a excelência –, ele está casando muito com o papel social das escolas que é promover o esporte, assim como a cultura, a arte e o conhecimento por meio dessa integração. Muitas vezes nos perguntam, em entrevistas, se desenvolvemos todas as modalidades olímpicas. Na verdade, trabalhamos com um programa de educação olímpica. Isso também é esporte”, destacou.



MESTRADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Local: Sala 3.21 - Prédio 3
Horário: 08h

MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Local: Sala 3.17 - Prédio 3
Horário: 08h

APRESENTAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO - DOUTORADO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Local: Anfiteatro - Prédio 3
Horário: 09h

REUNIÃO - COMISSÃO DE FORMATURA
Local: Anfiteatro - Prédio 3
Horário: 17h30min

PATINAÇÃO - ENSAIO
Local: Salão de Eventos - Prédio 5
Horário: 19h

CURSOS DE CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO EM AEE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Local: Sala 4.402 - Prédio 4
Horário: 19h

18
Agosto
Próximos dias Dias anteriores
Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil