NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 09/08/2017
Fórum de Estudos avalia o legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
2378 exibições


Os professores da URI, Bruno Felipe Assoni Faleiro e Daiane Pegoraro, da Escola de Educação Básica, e José Luis “Nino” Dalla Costa, do Curso de Educação Física, representaram a Universidade no Fórum de Estudos Olímpicos 2017 – Rio a Tóquio: Novas Oportunidades e Pesquisas, que aconteceu nos dias 04 e 05 de agosto, no Rio de Janeiro.

O evento, promovido pela Universidade Santa Úrsula, reuniu estudiosos e ex-participantes da gestão dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos da Rio 2016. Eles discutiram os legados dos eventos e projetaram os novos encontros dos Fóruns Olímpicos, que ficou definida por Vitória, Espírito Santo, em 2018; Aracajú, Sergipe, em 2019; e, finalmente, Tóquio em 2020.

No sábado, 05, aconteceu a reunião dos membros do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin. Conforme o Presidente do Comitê, Professor Nelson Todt (PUC/RS) o objetivo da reunião foi “promover o ideário do Olimpismo e um relato das atividades desenvolvidas por seus membros e instituições certificadas do Brasil”. O professor Nino fez um relato das ações desenvolvidas pela Universidade por meio dos professores e alunos da Escola de Educação Básica em parceria com professores e acadêmicos dos Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura.

Dentre as atividades, ele listou o I Festival Olímpico Pierre de Coubertin 2016; a participação da Escola no 11º Fórum da Juventude das Escolas Coubertin, que será realizado no período de 19 a 26 de agosto, em Ulenurme, na Estônia; o lançamento do “URI Olympic News”, uma publicação técnico-científica que integra as ações de divulgação das atividades de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas pelo Programa de Educação Olímpica e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Educação Olímpica (GEPEF/EO); e, ainda, a Semana Olímpica 2017 e o II Festival Olímpico Pierre de Coubertin 2017, programados para este semestre.

Outro importante momento do evento foi o ato de nomeação e entrega de certificado a nova membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, professora Daiane Pegoraro, da Escola de Educação Básica. Ela relatou que “participar do Fórum foi uma oportunidade de estar conectada ao que acontece com a Educação Olímpica no Brasil e no mundo”.

Este mesmo aspecto foi destacado na avaliação do professor Bruno, ao relatar que “o evento valoriza o trabalho desenvolvido pelos Professores de Educação Física no âmbito escolar. Incentiva a produção científica e a inovação na área da Educação Física”.

Conforme o professor Nino, o evento consolida e enaltece a Escola de Educação Básica como a Primeira Escola do Brasil e da América do Sul Pierre de Coubertin. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Educação Olímpica (GEPEF/EO) apresentou seis trabalhos acadêmicos na Mostra de Trabalhos Científicos do Fórum. Isso enaltece e valoriza o Programa de Educação Olímpica da URI Erechim e o seu comprometimento com a Educação Olímpica e os Valores Olímpicos: Respeito, Amizade e Excelência”.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco / Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil