Notícias - 01/08/2017
URI oferece curso para casais em Erechim
2656 exibições




Mais uma vez, a URI está oferecendo aos casais da cidade de Erechim o Curso para casais “Viver a dois: Compartilhando esse desafio”. Essa é a terceira edição deste projeto em Erechim, que sempre contou com uma alta procura pelos casais da cidade.

O curso “Viver a dois” é um programa desenvolvido por cinco universidades gaúchas, entre elas, a URI Erechim, sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já existem evidências científicas que comprovam a eficácia dessa iniciativa. Em geral, os casais que participam aprendem a resolver os conflitos conjugais de uma maneira mais assertiva e benéfica para a relação. Além disso, tendem a ter melhores níveis de satisfação com o relacionamento após a participação.

Isso porque o curso promove um espaço para que os casais possam investir na qualidade do relacionamento e conversar sobre assuntos que dificilmente falam no dia a dia. Segundo a professora da URI, doutoranda no Programa de Pós-Graduação da UFRGS e uma das autoras do curso, Professora Angélica Neumann, “um casal costuma falar de um tema de conflito apenas quando está brigando por ele, de cabeça quente e com uma alta carga emocional. No curso, abrimos um espaço para que os casais possam conversar sobre a maneira como estão resolvendo as suas brigas. Além disso, o programa ajuda os casais a resgatarem os aspectos positivos que cada relacionamento possui e que, muitas vezes, ficam esquecidos com o passar do tempo”.

O curso é realizado em pequenos grupos de casais, mas a preocupação com a privacidade e com a intimidade de cada casal participante é uma constante em todo o trabalho. Todos os temas e atividades que envolvem aspectos mais íntimos são feitos apenas entre o casal, sem a participação do grupo. Em outros momentos, são feitas atividades em grupo para tornar o ambiente mais leve e descontraído. Segundo a professora Angélica, “grande parte dos casais que já participaram do programa se sentiram à vontade e gostaram de participar, pois falamos do relacionamento amoroso de uma maneira leve e muitas vezes divertida. Não são apenas palestras sobre a vida a dois, mas sim atividades dinâmicas que contam com a participação ativa dos casais”.

A terceira edição do curso “Viver a Dois” terá início no dia 29 de agosto, às 19h30min. Serão seis encontros de 2h de duração cada. Qualquer casal que esteja junto por mais de seis meses pode participar. Podem ser casados, viver juntos em união consensual ou estar namorando. Mas é imprescindível a participação de ambos os membros do casal.

Segundo a professora Angélica, a reação dos casais têm sido muito positiva após a realização do curso. Segundo um dos casais, “o curso Viver à dois, da forma como foi oferecido, isso é, por meio de oficinas lúdicas e cada uma delas tratando de temas que envolvem o cotidiano dos relacionamentos afetivos, mas que por vezes são difíceis de abordar, nos trouxe muita alegria, divertimento e destreza, pois aprendemos a falar desses temas por meio de brincadeiras e atividades leves, sem necessidade alguma de exposição. Nós crescemos muito como casal e como pessoas depois do curso, pois redescobrimos os primeiros tempos de enamoramento e nos renovamos. Foi muito bom, indicamos para todos os nosso amigos!! Vale à pena!!"

O programa é oferecido gratuitamente, sendo financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e com realização pela URI – Erechim. Como os grupos são pequenos, os casais precisam efetuar uma inscrição para garantir a sua vaga. Os casais podem efetuar sua pré-inscrição pelo e-mail programaviveradois@gmail.com ou pelo telefone do Centro de Psicologia Aplicada da URI (3520-9000, ramal 9303). Após a pré-inscrição, um membro da equipe irá telefonar para os interessados para tirar dúvidas e confirmar a inscrição.





Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil