Notícias - 18/05/2017
Congresso da Erva-Mate mostra importância da pesquisa para avanços científicos
712 exibições


Conferencistas, acadêmicos, pesquisadores, profissionais da área e entidades integrantes da cadeia produtiva de erva-mate de vários países da América Latina dedicaram três dias para discutir avanços científicos e técnicos relacionados a esse importante setor do agronegócio. Foi durante o VII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate, que encerrou na tarde desta quinta-feira, 18, e teve patrocínio da Sicredi Alto Uruguai e Corsan.

As palestras proporcionaram uma ampla percepção sobre a temática, abordando desde os aspectos tecnológicos, fitoquímicos e fisiológicos até assuntos de grande interesse da comunidade, como foi o caso da conferência internacional sobre o mate na saúde humana, que foi ministrada pelo professor Alejandro Gugliucci, da Touro University, dos Estados Unidos. A palestra foi realizada por meio de videoconferência.

Por meio de painéis e mesas-redondas, os participantes puderam conhecer ainda o estado do nível das pesquisas realizadas na área e os potenciais usados desta planta nos diversos países que tiveram representação no Congresso. Este mesmo aspecto foi valorizado nas apresentações de trabalho, por meio das quais os pesquisadores demonstraram resultados de suas investigações acerca do tema.

A integração entre pesquisa, indústria e comunidade foi evidenciada na Feira de Tecnologia na Indústria Ervateira, realizada no Salão de Eventos e que reuniu 17 expositores do sul e sudeste do país. Também estiveram representadas grandes indústrias da Argentina, Uruguai, Paraguai e França. Institutos, ervateiras e indústrias de máquinas, equipamentos, embalagens e software apresentaram aos participantes alternativas para viabilizar a produção e o consumo da erva-mate.

De acordo com o professor Alexandre Junges, que coordenou a Feira, “a iniciativa foi extremamente valiosa, pois envolveu participantes de todo o setor ervateiro na troca de experiências e busca de informações. Foi válido para apresentar ao público o que estamos avançando na questão de pesquisa, como forma de agregar conhecimento”.





Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil