Notícias - 17/03/2017
Cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola participam da Expodireto
986 exibições


Acadêmicos dos Cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola da URI Erechim visitaram a 18ª Expodireto – Cotrijal. Eles foram acompanhados pelo Coordenador da Agronomia, professor Antônio Sérgio do Amaral, e pelos professores Amito Teixeira, Jardes Bragagnolo, Raquel Paula Lorensi e Paulo Sergio Rocha,

Os alunos visitaram diversos estandes de empresas de sementes, agroquímicos, máquinas e equipamentos de irrigação, assim como o pavilhão da agricultura familiar. Além da visita aos expositores, eles também participaram do Fórum da Soja, que aconteceu no pavilhão central e abordou, entre outros temas, as possibilidades de preservar as tecnologias existentes e garantir o futuro na cultura da soja. O assunto foi conduzido pelo Engenheiro Agrônomo Fernando Muraro Jr.

Ainda, os acadêmicos puderam e verificar a divulgação de resultados de pesquisas no estande do Projeto Aquarius. Lá foi demonstrada a importância do manejo do solo de forma adequada para que o produtor consiga melhorar o desempenho das culturas e promover a conservação ambiental. Neste espaço, os acadêmicos puderam observar o resultado de técnicas que utilizam sensoriamento remoto e georrefenciamento que tem promovido maior eficiência dos insumos e rentabilidade aos produtores.

Além disso, o grupo pode conhecer o que há de mais moderno em termos de tratores, colhedoras, pulverizadores e distribuidores de fertilizantes, além de outros equipamentos, e puderam ainda verificar novas tecnologias para irrigação com pivô central.

A feira agrícola, uma das maiores do Brasil, é realizada anualmente em Não-Me-Toque, onde são demonstradas as principais tecnologias disponíveis no cenário agrícola nacional e internacional. Neste ano participaram 511 expositores, que estiveram envolvidos com diferentes setores da agricultura principalmente com produção vegetal, máquinas agrícolas, tecnologias, defensivos e produtos da agricultura familiar. A feira ocupou uma área equivalente a 84 campos de futebol e teve a participação de representantes de mais de 70 países. Nos cinco dias de evento, mais de 240 mil visitantes passaram pelo local, considerando o bom momento do agronegócio e projeção de uma colheita histórica de grãos no Rio Grande do Sul.

Reconhecida como um polo de desenvolvimento de tecnologias para a agricultura, a cidade de Não-Me-Toque recebeu o título de “Capital Nacional da Agricultura de Precisão” e a cooperativa Cotrijal sediada no município e promotora da feira tem incentivado cada vez mais o uso desta tecnologia pelos produtores rurais associados.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil