NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
  XXV Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais
XVI Encontro de Diplomados e VI Mostra Científica
De 16/04/2018 a 20/04/2018
7125 exibições


As inscrições foram encerradas.
Inscrições Encerradas
Consulte sua inscrição / certificado
APRESENTAÇÃO

Percebe-se que a evolução da sociedade e de suas instituições torna imprescindível o debate e a troca de informações entre os conferencistas, o público acadêmico, docente e os profissionais da área jurídica e social que participam do evento.

Em 2018 o Curso de Direito vai afundo e no seu 25º aniversário, traz aos acadêmicos e a comunidade os assuntos mais atuais, polêmicos e requisitados do cenário nacional.

OBJETIVOS

Destacar as transformações da lei na sociedade em desenvolvimento, face aos surgimentos dos chamados novos direitos, destacando-se: a reforma trabalhista, o direito eleitoral, a propriedade intelectual, a eficácia constitucional, a reforma processual, etc.
Apresentar temáticas que envolvam o aspecto humanístico do Curso de Direito, aprofundando os conhecimentos jurídicos-sociais da norma. Visa ainda, a qualificação do corpo docente e discente da Instituição.

LOCAL E HORÁRIO

Local: Salão de Eventos - Prédio 5 - Câmpus I
Datas: 16 a 20 de abril de 2018
Horário: Início diário às 19h


INSCRIÇÕES

Inscrições por Lotes
Vagas Limitadas

Lote Promocional: ESGOTADO
Lote 1: ESGOTADO
Lote 2: ESGOTADO

SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Envie seus trabalhos até o dia 05 de abril de 2018.

Normas de submissão, clique aqui
Orientações e Modelo de Artigo, clique aqui
Orientações e Modelo de Resumo Expandido, clique aqui
Modelo de pôster, clique aqui
PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, 16 de abril de 2018

Credenciamento

Início: 18h30min
Local: Hall de Entrada do Salão de Eventos


Atração Cultural

Início: 19h15min
Local: Salão de Eventos

Diogo Nestor Quarteto

Cerimônia de Abertura do Evento

Início: 19h35min
Local: Salão de Eventos


Conferência: Supremacia judicial ou soberania judicial, afinal, de quem é a última palavra?

Ministrante: Pedro Lenza
Início: 20h
Local: Salão de Eventos - Prédio 5 - Câmpus I


Terça-feira, 17 de abril de 2018

VI Mostra Científica do Curso de Direito

Início: 18h
Local: Salão de Eventos

Apresentação dos trabalhos selecionados para a Mostra Científica

Conferência: Ineficiência do Direito Penal

Ministrante: Rodrigo Pardal
Início: 19h15min
Local: Salão de Eventos - Prédio 5 - Câmpus I


Conferência: Licenças Arqueológicas

Ministrante: Everson Fogolari
Início: 20h30min
Local: Salão de Eventos - Prédio 5 - Câmpus I


Quarta-feira, 18 de abril de 2018

Homenagem ao Professor Glauber Serafini

Início: 19h
Local: Salão de Eventos


Mesa Redonda: O Direito frente a crise política brasileira

Início: 19h25min
Local: Salão de Eventos - Prédio 5 - Câmpus I


Mediador: Gilmar Bianchi
Debatedores:
- Daniel Barbosa Fernandes
- Juliano Rossi
- Ricardo Giuliani Neto
- Rodinei Escobar Xavier Candeia

Quinta-feira, 19 de abril de 2018

Conferência: Carga Tributária Brasileira: Incoerências e Contradições

Ministrante: Eduardo Sabbag
Início: 19h15min
Local: Salão de Eventos - Prédio 5 - Câmpus I


Conferência: Mitos e verdades sobre a Reforma Trabalhista

Ministrante: Haroldo Guimarães
Início: 20h30min
Local: Salão de Eventos - Prédio 5 - Câmpus I


Sexta-feira, 20 de abril de 2018

Conferência: Os rumos da política brasileira

Ministrante: Ana Amélia Lemos
Início: 19h30min
Local: Salão de Eventos - Prédio 5 - Câmpus I


Encerramento

Início: 21h
Local: Salão de Eventos - Prédio 5 - Câmpus I




CARGA HORÁRIA
40 horas complementares
REALIZAÇÃO
- Curso de Direito
- TOP Formaturas
- DCE URI Erechim

APOIO
- Damásio Erechim

INFORMAÇÕES GERAIS

CONHEÇA OS CONFERENCISTAS:

ANA AMÉLIA LEMOS
Ana Amélia é gaúcha de Lagoa Vermelha. Formada em Comunicação Social pela PUC/RS, deixou o jornalismo depois de quase 40 anos trabalhando nessa área em várias empresas, entre as quais a RBS. Foi eleita senadora pelo Progressistas com 3,4 milhões de votos, em 2010. Foi escolhida pelos jornalistas no prêmio Congresso em Foco entre os dez melhores senadores em todas as edições do prêmio, desde 2011, sendo escolhida a melhor senadora na avaliação de júri especializado em 2017. Em 2013 foi indicada pelo Diap a parlamentar mulher mais influente do Congresso Nacional. Foi apontada como a melhor parlamentar entre os 594 senadores e deputados em 2017 pelo Ranking dos Políticos. No Senado, presidiu a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e foi vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Integrou a Comissão Especial do Impeachment. É autora de pelo menos seis leis já em vigor nas áreas da saúde e da economia, além de outros 90 projetos que tramitam no Senado ou na Câmara. As leis e relatorias voltadas aos pacientes com câncer renderam, em 2017, o prêmio Octávio Frias de Oliveira, do Instituto do Câncer de SP. A senadora gaúcha também foi condecorada pelo Conselho Nacional do Ministério Público e homenageada pela Polícia Federal por sua atuação em defesa do combate à corrupção. Ana Amélia é atual presidente da Fundação Milton Campos, instituição de formação política do Partido Progressista. 

DANIEL BARBOSA FERNANDES
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande(1999) e especialização em Direito Penal Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006). Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público - RS. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

EDUARDO SABBAG
Doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Mestre em Direito Público e Evolução Social pela UNESA/RJ. Graduado em Direito pela USP. Professor de Direito Tributário e de Português no Complexo de Ensino Renato Saraiva - CERS. Coordenador e Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Tributário da Faculdade Baiana de Direito e da Estácio/CERS. Professor no Mackenzie/SP (Graduação e Pós-Graduação) e na Fametro/AM (Graduação). Advogado e Autor de várias obras jurídicas e para concursos. É o Professor da área jurídica com o maior número de seguidores nas redes sociais, superando 1 milhão de pessoas.

EVERSON PAULO FOGOLARI
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1989). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Doutorado em Arqueologia no Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE/USP (2003-2007). Atualmente é Diretor da Habitus Bio Assessoria, Diretor da Habilis Press Editora. Tem experiência na área de Filosofia,Sociologia, Sociologia do Direito, Antropologia Cultural, Pré-história e Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, gestão de pessoas, arqueologia preventiva, administração e clima organizacional, Membro participante de Equipe Técnica de EIA/RIMA. Sócio Proprietário do Grupo Atmosfera de Jornalismo.Segundo Tesoureiro da APAE Erechim/RS. Conselheiro Fiscal da Associação Comercial e Industrial de Erechim - ACIE.

GILMAR BIANCHI
Possui graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo(1983), especialização em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria(1994) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Atualmente é professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim. Tem experiência na área de Direito.

HAROLDO GUIMARÃES
É Advogado, Consultor Empresarial, Mestre em Direito Constitucional pela UFC, além de Especialista em Direito Processual e Processo do Trabalho. É Professor de Graduação e Pós-Graduação em Direito, leciona também em cursos preparatórios para concursos públicos. Exerce a função de Auditor do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Ceará - TJDF. Haroldo também é ator e humorista, com participação no filme “Cine Holliúdy” e em outros trabalhos.

PEDRO LENZA
Pedro Lenza, graduado pela PUCSP, é mestre e doutor pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP. Professor de Direito Constitucional e Direito Processual Civil, é membro do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual e do IBDC - Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. Ex-consultor internacional da UNESCO, prestou serviços para a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar. Ex-coordenador do Núcleo Pinheiros da Escola Superior de Advocacia - OABSP, foi integrante do projeto piloto, professor da Escola Virtual e orientador da pós-graduação. Professor em vários cursos de pós-graduação e em instituições como STF, TST, TRT, TJ/DF, Escolas do MP, PGE/SP etc., é palestrante convidado por todo o País. Advogado. Autor da obra Direito Constitucional Esquematizado.

RICARDO GIULIANI NETO
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), especialista em direito privado pela PUC/RS, mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e advogado - Escritório Variani Giuliani e Advogados Associados. Possui cinco livros publicados e contribui com jornais e revistas. É músico e artista plástico.

RODINEI ESCOBAR XAVIER CANDEIA
Possui graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1991) Suficiência Investigadora no DOCTORADO EN ESTUDIOS INTERNACIONALES - Universitat de Barcelona (2000). Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. É advogado - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL e procurador - PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Assessorou a Câmara dos Deputados na CPI da FUNAI e do INCRA e o Ministério da Justiça. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política.

RODRIGO PARDAL
Rodrigo Pardal Assistente Jurídico do Tribunal de Justiça de São Paulo. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Pós-graduado em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público (2012) e pela Universidade de Salamanca - Espanha (2012). Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Professor de Direito Penal do Damásio Educacional. Atua principalmente no seguinte tema: direito penal - teoria do crime.

 

CARGA HORÁRIA
40 horas complementares

CERTIFICADOS
Serão emitidos certificados aos participantes, que poderão ser acessados e baixados a qualquer tempo após a conclusão do curso, no Painel de Eventos da URI Erechim, utilizando e-mail e senha cadastrados no ato da inscrição.

INFORMAÇÕES
URI Erechim | 54 3520-9000
Coordenação do Curso de Direito | Ramal 9131
Setor de Comunicação | Ramal 9139





SEM REGISTROS PARA A SEMANA
Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil