URI Erechim

Cultura e Esporte

Institucional | Cultura e Esporte | Coral Universitário | | URI Câmpus de Erechim

:: Histórico
Com o objetivo de divulgar o canto coral e as obras dos grandes mestres e compositores, foi criado em 25 de maio de 1981, o Coral da FAPES, fazendo parte do Setor de Divulgação da Instituição.

Professores e funcionários deram início a formação, que posteriormente em 1983, foi aberto à comunidade que dele faz parte até hoje.

Tendo no canto e na música sua mais importante forma de divulgação da arte coral, o Coro tem participações significativas, dentro da comunidade acadêmica e social, como apresentações em festivais de coros, solenidades, festividades educativas e promocionais.

Em 1994, o Coral passou a chamar-se Associação Coral Universitário de Erechim, que conta com o apoio da URI-Campus de Erechim e Fapes. Inúmeros cantores passaram pelo coral, cada um deixando um pouco de si e levando o carinho e a amizade conquistada com o grupo.


:: Regente
Em abril de 2005, assume a regência do Coral o Maestro Márcio Buzatto, que confere ao novo grupo, uma nova postura musical enfatizando a qualidade técnica e vocal do coro, primando pela musicalidade. Bacharel em Regência Coral e Bacharel em Composição Musical pela UFRGS, Márcio já assumiu como Regente em diversos grupos do Estado, entre eles o Coral da FACOS (Osório/RS) e o Coro Municipal de Estrela/RS. Atualmente dá segmento aos estudos em Regência Orquestral, com o professor Manfredo Schmiedt, da OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. O Maestro também é filiado à Federação de Coros do Rio Grande do Sul (FECORS).


:: CDs
A Associação Coral Universitário tem atualmente 3 CDs gravados: “Melhores Canções, Canções de Natal e Hinos Pátrios”, gravado com a participação especial da Orquestra de Concertos de Erechim. Ainda, o grupo tem uma participação especial no CD do III Congresso Sul Brasileiro de Corais Universitários, gravado em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Para o próximo ano, o grupo tem planos de gravar um novo trabalho musical e já começou a preparar o repertório.


:: Repertório
O Coral apresenta um repertório eclético, que vai do sacro, erudito, folclórico, gaúcho, regional, passando pela MPB e outras manifestações musicais.


::
Diretoria
Na presidência da Associação Coral, está Ana Maria Diehl, assessorada pela vice-presidente, Esther Ardnt, a secretária Janaína Oliveira e a tesoureira Kátia Molon. Outros integrantes do grupo, também fazem parte da atual diretoria, para auxiliar na organização.


:: Participações em 2005
III Fórum do Conhecimento “Religando Saberes”
IV Festival de Coros em Roca Sales
XII Fórum de Direito
Lançamento do CD Violão Romântico do violonista Arnadlo Savegnago
Vernissage – “Esculturas e Outras Figuras”
II Roda da Amizade no Encontro dos Radioamadores
I Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental


:: Ensaios
Os ensaios são realizados na Sala anexa ao Salão de Eventos da URI-Campus de Erechim, Prédio 5, nas segundas e terças-feiras, das 19h30min às 22h30min.

VENHA SOLTAR A VOZ NO CORAL. CANTE A ALEGRIA
DE VIVER E DESENVOLVA SEU TALENTO MUSICAL.

Os interessados em participar do Coral podem ligar para o (54) 3520 9000 ou deixar recados com o Setor de Informações do Campus.

coral@uri.com.br