NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  

CEUA
Comissão de Ética no Uso de Animais


Submissão de Projetos

Procedimentos e Documentos Necessários
Todo projeto envolvendo o uso de animais  deve ser encaminhado à CEUA URI Erechim.

Procedimentos
Fica aprovado o "formulário unificado para solicitação de autorização para uso de animais em ensino, extensão e/ou pesquisa", na forma do Anexo I.
O Anexo I  servirá de modelo para envio de informações mínimas pelos responsáveis por projetos de ensino e/ou pesquisa que envolvam animais.
Após o preenchimento do formulário, o responsável deverá encaminhá-lo à CEUA, para exame e deliberação, conforme o disposto no art. 6° da Resolução Normativa nº 1, de 09 de julho de 2010.

O uso de animais em ensino e/ou pesquisa implica na ausência metodologia alternativa validada (in vitro ou ex vivo) para substituição do modelo animal.

O conteúdo do formulário unificado para solicitação de autorização para uso de animais em ensino e/ou pesquisa servirá de base para a elaboração dos relatórios de atividades desenvolvidas nas CEUAS, os quais deverão ser encaminhados anualmente ao CONCEA por meio do CIUCA.

O “FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E/OU PESQUISA”, (anexo 1)deverá ser  preenchido para cadastro e envio de projetos de pesquisa, extensão e atividades de ensino envolvendo animais, visando a avaliação da Comissão de ética no uso de Animais em ensino e pesquisa de Ética em Pesquisa URI Erechim (CEUA – URI Erechim).

Os pesquisadores e professores deverão preencher o formulário que deverá ser entregue em 2 vias e cópia do projeto em CD, com prazo de no mínimo 45 dias de antecedência ao  início dos procedimentos com os animais.

Prazos
O encaminhamento dos projetos, à CEUA URI Erechim, é de fluxo contínuo.
 Após o encaminhamento do projeto, a avaliação do mesmo terá um limite de 30 dias e suas pendências, se for o caso,  tem um limite de 15 dias corridos.
O pesquisador responsável terá um limite de 15 dias corridos, a partir da data de devolução da CEUA URI Erechim, para realizar os ajustes e / ou sanar pendências.

Situação de Projetos
Os pesquisadores recebem por  e-mail, o aviso de que o parecer consubstanciado da avaliação do projeto pelo CEUA URI Erechim foi emitido.
O parecer será enviado ao pesquisador em documento impresso e o biotério da URI Erechim será comunicado da aprovação ou não do projeto visando  providenciar  os materiais para o desenvolvimento das atividades.
A responsabilidade de verificar a situação de projetos de pesquisa e encaminhar as modificações, quando for o caso, é do professor pesquisador, se a orientação for de alunos de graduação.

Reiteramos a importância de todos os orientadores ficarem atentos à todas modificações solicitados pelo CEUA URI Erechim a fim de evitar novos pareceres de pendência, atrasando o início da execução do projeto.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil