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Projetos de Pesquisa


A Representação Matemática de Movimentos Corporais com o Auxílio de Tecnologias no Ensino Médio
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O Projeto "A representação matemática de movimentos corporais com o auxílio de tecnologias no Ensino Médio: uma análise das narrativas matemáticas" tem por objetivo dar continuidade a um trabalho iniciado no doutorado do orientador financiado pelo CNPq e implementado por Auxílio de Recém Doutor, concedido pela FAPERGS no ano de 2004, para subsidiar material permanente. Nesta fase da pesquisa volta-se o olhar para a análise das Narrativas Matemáticas construídas pelos estudantes quando do estudo de funções e sua representação gráfica cartesiana, funções estas, representativas de movimentos corporais realizados com sensores CBR (Calculator Based Ranger) que servem de interface entre o corpo-próprio e a Calculadora Gráfica TI-83. As Narrativas Matemáticas, na pesquisa, passam a ser objeto de estudo ao considerar a palavra do estudante na atribuição de significado matemático para funções.

Orientador:

Nilce Fátima Scheffer

Bolsista:

Silvia Aimi

Status:

Concluído

A Representação Matemática de Movimentos Corporais com o Auxílio de Tecnologias no Ensino Médio: Uma
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O Projeto Análise de Narrativas Matemáticas relacionadas a representação matemática de gráficos movimentos corporais com o auxílio de tecnologias tem por objetivo implementar um trabalho de análise das Narrativas Matemáticas construídas pelos estudantes no decorrer da coleta de dados, de projetos anteriores quando do estudo de funções e sua representação gráfica cartesiana, ao produzir movimentos corporais com sensores CBR (Calculator Based Ranger) acoplados a Calculadoras Gráficas TI-83.

Orientador:

Nilce Fátima Scheffer

Bolsista:

Fabíola Carla Andretta; Jordana Bressan

Status:

Concluído

Ajustamento de Modelos de Séries Temporais para Modelar Valores de Radiação Solar
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Observa-se em nossa sociedade uma preocupação cada vez maior com o aumento da demanda por abastecimento energético, pois esta é a condição para a existência de nossas indústrias, meios de transporte, modernização da agropecuária e até mesmo de nossa vida urbana. Hoje em dia, praticamente toda nossa energia procede de combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural. No entanto, as reservas de combustíveis fósseis são limitadas e, como é praticamente impossível suspender o consumo, a contínua exploração destes combustíveis é insustentável. Portanto, para que possamos preservar nossas reservas esgotáveis de energia é necessário o desenvolvimento tecnológico no setor de aproveitamento de fontes de energia alternativas. O aproveitamento da energia solar poderia suprir uma parcela importante do consumo de energia em âmbito mundial, especialmente nos países onde se encontram bons índices de insolação, como é o caso do Brasil. Buscando aprofundar os conhecimentos sobre a utilização do uso de fontes de energia renováveis, este trabalho investiga a possibilidade de ajustar modelos de séries temporais a séries de valores de radiação solar para o Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, o conhecimento de sua intensidade e variação ao longo do período de interesse faz parte da aplicabilidade que o homem quer dar para esta energia relativamente limpa e de longa duração. As informações requeridas para esta análise são fornecidas gratuitamente pela FEPAGRO e disponíveis na rede mundial de computadores pela UFPel/EMBRAPA.

Orientador:

Simone Maffini Cerezer

Bolsista:

Ana Paula Tomazeli

Status:

Concluído

Ajuste de Séries Históricas de Radiação Solar à Distribuição Generalizada de Valores Extremos e à Di
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Ajuste de Séries Históricas de Radiação Solar à Distribuição Generalizada de Valores Extremos e à Distribuição de Pareto Generalizada.
Segundo vários pesquisadores, o conhecimento da distribuição dos valores de variáveis como a precipitação pluviométrica, temperatura, umidade do ar, evaporação, direção e velocidade do vento, radiação solar global, granizo, geada, neve, entre outros, ao longo do tempo, como um meio de compreender os fenômenos metereológicos, para determinar seus padrões de ocorrência e permitir uma previsibilidade razoável do comportamento climático de uma região é um importante instrumento para o planejamento e gestão de inúmeras atividades agropecuárias e humanas, ao racionalizar os procedimentos e evitar ou minimizar os possíveis prejuízos causados pela ação das intempéries. Desta forma, este trabalho investiga a possibilidade da Distribuição Generalizada de Valores Extremos descrever de modo satistafório as séries de valores extremos de radiação solar do Estado do Rio Grande do Sul. Sendo o ajuste adequado, esta distribuição de probabilidade possibilitará estimar as probabilidades acima ou abaixo de qualquer valor de radiação solar global média, enfatizando os benefícios no planejamento de atividades que minimizem riscos climáticos. As informações requeridas para análise são fornecidas gratuitamente pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) e disponíveis na rede mundial de computadores pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Orientador:

Simone Maffini Cerezer

Bolsista:

Suzane Ranzan

Status:

Em Andamento

Análise da Representação Matemática Presente em Narrativas Matemáticas de Gráficos de Movimentos Cor
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O Projeto Análise da representação matemática presente em Narrativas Matemáticas de gráficos movimentos corporais com o auxílio de tecnologias, tem por objetivo implementar um trabalho de análise das Narrativas Matemáticas construídas pelos estudantes no decorrer da coleta de dados, de projetos anteriores quando do estudo de funções e sua representação gráfica cartesiana, ao produzir movimentos corporais com sensores CBR (Calculator Based Ranger) acoplados a Calculadoras Gráficas TI-83.

Orientador:

Nilce Fátima Scheffer

Bolsista:

Ricardo Machado Corrêa

Status:

Concluído

Atividades Agrícolas e Não-Agrícolas no Meio Rural de Erechim - RS: Uma Análise de Correspondência
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Estudos atuais têm verificado que a área rural, em determinadas regiões, não pode mais ser caracterizada, de forma exclusiva, pela agricultura. De acordo com Carneiro e Teixeira (1999), a pluriatividade, termo que designa a combinação de atividades agrícolas e não-agrícolas que gerem ganhos monetários, dentro ou fora da unidade de produção, vem se proliferando no campo e tem sido importante para melhorar o bem-estar social e econômico. O objetivo deste trabalho é o de contribuir com as pesquisas que vêm tentando demonstrar os mecanismos e as estratégias que viabilizam, e em certos casos até estimulam, as formas familiares no campo. Neste contexto e sabendo que em Erechim a estrutura fundiária é marcada pela predominância de pequenos estabelecimentos rurais (Schneider e Navarro, 1999) e pela hegemonia da mão-de-obra familiar (Piran, 2001), pretende-se analisar as correspondências existentes entre as condições de ocupação das áreas rurais e as atividades exercidas pelas famílias do meio rural do município de Erechim.

Orientador:

Simone Maffini Cerezer

Bolsista:

Luana Richele Ziger e Cíntia Mara Bolis

Status:

Concluído

Avaliação na URI - Resgate de uma Trajetória e Construção da Cultura de Avaliação Institucional
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A avaliação institucional, respeitável instrumento de gestão, sempre se fez presente nas dinâmicas das instituições de Ensino Superior. Com a implantação do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a avaliação institucional ressalta sua importância nos meios acadêmicos, possibilitando às instituições configurarem-se como construtoras de cidadania, reafirmando seus compromissos sociais e comprometimento com a formação mais ampla e democrática, assegurando, também, o crescimento institucional coletivo e qualitativo. Em face à relevância do tema exposto, convém lembrar que pelo avaliar perpassa o diagnóstico, abrangendo questões filosóficas e políticas a respeito da Universidade de forma geral, sua missão, objetivos e natureza, valor e sentido social da ciência e dos saberes que produz e constrói, quanto à formação dos estudantes e sociedade que projeta e ajuda a construir. O projeto tem por finalidade resgatar a experiência e a trajetória realizadas em avaliação institucional – também designada por auto-avaliação – na URI, procurando identificar os princípios e valores que a nortearam e norteiam.

Orientador:

Nilce Fátima Scheffer

Bolsista:

Gertrudes Pluscinsky

Status:

Em Andamento

Convecção entre Cilindros Concêntricos e com Excentricidade - Simulação Numérica
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A proposta deste projeto de iniciação científica é o de utilizar a rotina computacional previamente desenvolvida para simulações numéricas da convecção natural e da convecção forçada entre cilindros concêntricos e com excentricidade, para diferentes valores de parâmetros adimensionais de Reynolds, Prandtl, Grashof e Rayleigh, que caracterizarão os escoamentos. As convecções serão modeladas pelas equações de Navier-Stokes, com a aproximação de Boussinesq, para fluidos newtonianos em coordenadas generalizadas e aproximadas pela técnica de diferenças-finitas.

Bolsista:

Ricardo Vargas Del Frari

Status:

Em Andamento

Convecção entre Cilindros Concêntricos e com Excentricidade - Simulação Numérica
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A proposta deste projeto de iniciação científica é de utilizar a rotina computacional previamente desenvolvida para simulações numéricas da convecção natural e da convecção forçada entre cilindros concêntricos e com excentricidade, para diferentes valores de parâmetros adimensionais de Reynolds, Prandtl, Grashof e Rayleigh, que caracterizarão os escoamentos. As convecções serão modeladas pelas equações de Navier-Stokes, com a aproximação de Boussinesq, para fluidos newtonianos em coordenadas generalizadas e aproximadas pela técnica de diferenças-finitas.

Bolsista:

Ricardo Vargas Del Frari

Status:

Em Andamento

Custo do Cesto de Produtos Básicos de Consumo Popular de Erechim - RS
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Este trabalho apresenta o cálculo do custo mensal do cesto de produtos básicos de consumo popular de Erechim-RS, bem como a análise da variação dos preços que compõem o cesto básico e, também, a quantidade de salários mínimos necessários para adquirir o cesto. Para isso, foram utilizados os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada na área urbana de Erechim no ano de 2002. Esta pesquisa permitiu definir a cesta de produtos a ser pesquisada, os pesos que cada um dos itens de consumo representa no orçamento das famílias e também o local de compra desses bens. A amostra foi composta por 152 famílias, com renda familiar de 1 (um) a 23 (vinte e três) salários mínimos. O critério utilizado para a escolha destas famílias seguiu a metodologia desenvolvida no Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que calcula a cesta básica e o índice de preços ao consumidor (IPC) para a região metropolitana de Porto Alegre. Para a determinação do custo da cesta básica faz-se uma média aritmética de todos os preços coletados, por produto, e multiplica-se este valor pelas quantidades médias consumidas por produto. Estas quantidades originaram-se da POF/2002. Somam-se os vários resultados, obtendo-se o custo da cesta básica. A coleta dos preços é realizada em cinco supermercados que atuam na cidade, considerando-se as marcas dos produtos mais indicadas pelas famílias entrevistadas. Os produtos considerados são aqueles que apresentam maior participação nos gastos totais das famílias nos grupos de alimentação, higiene doméstica e higiene pessoal.

Orientador:

Simone Maffini Cerezer

Bolsista:

Maira Duarte

Status:

Concluído

Malhas Computacionais para Simulação Numérica de Escoamentos de Fluidos Entre Cilindros com Excentr
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O objetivo desta pesquisa de iniciação científica foi o de construir malhas computacionais para a realização de simulações de escoamentos de fluidos newtonianos em regime laminar entre cilindros com excentricidade em duas dimensões. Inicialmente a bolsista realizou um estudo teórico de alguns conceitos relacionados ao tema da pesquisa, o modelo matemático de Navier-Stokes e algumas técnicas numéricas. Após desenvolveu-se uma rotina computacional que permite gerar algebricamente malhas computacionais para cilindros concêntricos com espaçamento uniforme.

Orientador:

Clémerson Alberi Pedroso

Bolsista:

Carla Cristina Henz

Status:

Concluído

Malhas Computacionais para Simulação Numérica de Escoamentos de Fluidos Entre Cilindros com Excentr
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Este trabalho foi uma continuação do projeto anterior que teve como bolsista a aluna Carla Cristina Henz, o objetivo desta pesquisa era confeccionar malhas computacionais para a realização de simulações de escoamentos de fluidos newtonianos por convecção, em regime laminar, entre cilindros com excentricidade em duas dimensões. Fez-se inicialmente um estudo teórico definindo-se alguns conceitos importantes, o conceito de fluido, tipos de escoamento e suas aplicações. O modelo matemático que descreve o comportamento do escoamento simulado nesta pesquisa é baseado nas equações de Navier-Stokes com a aproximação de Boussinesq, escritas aqui na forma adimensional e em coordenadas generalizadas, com a presença dos adimensionais de Prandtl, Reynolds e Rayleigh. As equações foram aproximadas pelo método das diferenças finitas e resolvidas através de métodos numéricos como o de Runge-Kutta e das Relaxações Sucessivas.

Orientador:

Clémerson Alberi Pedroso

Bolsista:

Ricardo Vargas Del Frari

Status:

Concluído

Novas Tecnologias no Ensino de Física: o Uso do Computador na Aquisição de Dados
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Foi pesquisada neste projeto a aquisição automática de dados utilizando a porta de jogos da placa de som e a porta paralela. Foram desenvolvidos protótipos para experimentos de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Movimento Retilíneo Uniforme (no ar e em meio líquido - velocidade limite) e Movimento Circular. Os protótipos utilizaram sensores ópticos de passagem como fototransistores iluminados por LEDs (Diodos Emissores de Luz) de alta potência, sensores mecânicos, além de motor de passo controlado pelo computador. Enfim, foram aplicadas várias áreas do conhecimento no desenvolvimento deste projeto. Entre elas, eletricidade, eletrônica, robótica e programação de computadores.

Orientador:

Claodomir Antonio Martinazzo

Bolsista:

Nelma Fátima Betiolo

Status:

Concluído

Simulação Numérica do Escoamento de Couette com Ressalto
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Neste trabalho simulou-se numericamente fluxos bidimensionais, laminares e incompressíveis entre placas paralelas (escoamento de Couette) com ressalto, de fluidos Newtonianos. Determinando a distribuição de velocidade e linhas de corrente, resolvendo as equações governantes do escoamento pelo método de diferenças finitas, baseado no processo de integração temporal de Runge-Kutta e Relaxações Sucessivas. O sistema de equações governantes compreende um conjunto de equações, do tipo Navier-Stokes e do tipo Poisson, todas na forma adimensional. Os resultados obtidos para o escoamento de Couette sem ressalto foram comparados com resultados analíticos de Burmeister (1993) e Schlichting (1968). Os resultados obtidos para o escoamento de Couette com ressalto apresentaram rericulações variadas logo após o ressalto dependendo do parâmetro de Reynolds.

Orientador:

Clémerson Alberi Pedroso

Bolsista:

Merielen Fátima Caramori

Status:

Concluído

Simulação Numérica do Escoamento entre Placas Paralelas com Ressalto em Coordenadas Generalizadas
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Neste projeto simulou-se numericamente fluxos bidimensionais, laminares e incompressíveis entre placas paralelas, de fluidos Newtonianos, determinando a distribuição de velocidade, pressão e linhas de corrente, resolvendo as equações governantes do escoamento pelo método de diferenças finitas em coordenadas generalizadas, baseado no processo de integração temporal de Runge-Kutta e Relaxações Sucessivas. O sistema de equações governantes compreende um conjunto de equações, do tipo Navier-Stokes e do tipo Poisson, todas na forma adimensional.

Orientador:

Clémerson Alberi Pedroso

Bolsista:

Thiago André Weschenfelder

Status:

Concluído

Simulação Numérica do Escoamento entre Placas Paralelas com Ressalto em Coordenadas Generalizadas
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Este projeto foi uma continuação do trabalho iniciado em 2004 pelo bolsista Thiago André Weschenfelder. Neste projeto simulou-se numericamente fluxos bidimensionais, laminares e incompressíveis entre placas paralelas, de fluidos newtonianos, determinando a distribuição de velocidade, pressão e linhas de corrente, resolvendo as equações governantes do escoamento pelo método de diferenças finitas em coordenadas generalizadas, baseado no processo de integração temporal de Runge-Kutta e Relaxações Sucessivas. O sistema de equações governantes compreende um conjunto equações, do tipo Navier-Stokes e do tipo Poisson, todas na forma adimensional. Observa-se, através dos resultados, recirculações logo após o ressalto e que estas aumentam conforme o aumento do parâmetro adimensional, além disso a restrição da passagem de fluido entre as placas faz com que a velocidade do escoamento nesta região seja maior.

Orientador:

Clémerson Alberi Pedroso

Bolsista:

Micheli Persia Haiduck

Status:

Concluído

Softwares Gratuitos de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio com Possibilidade de Aplicação n
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"Softwares Gratuitos de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio com Possibilidades de Aplicação no Fazer Pedagógico: 7ª e 8ª Série"
Este projeto tem como meta investigar diferentes possibilidades de utilização de softwares gratuitos de matemática para o Ensino Fundamental e Médio, tendo como foco uma investigação dos conteúdos que podem ser explorados com cada um dos programas já levantados, caracterizados, explorados e testados em projeto anterior no período de 2006/2008. Os quinze softwares que foram selecionados como de qualidade para serem utilizados na sala de aula pela pesquisa anterior, agora nessa nova fase da pesquisa serão objeto de estudo para aplicação dos conteúdos de cada série do Ensino Fundamental e Médio, buscando identificar a aplicabilidade e utilidade dos mesmos nas diferentes séries. O estudo levará em consideração tendências da Educação Matemática, possibilidades de trabalho integrando a prática pedagógica, a utilização da informática e softwares gratuitos presentes no mercado. Esperamos com os resultados deste trabalho de pesquisa apresentar subsídios que venham a contribuir na prática pedagógica de professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, quando da utilização de softwares gratuitos. Considerando que o nosso Grupo de Pesquisa tem a preocupação com o acompanhamento do professor e do futuro professor, na sua inserção no contexto escolar, além de promover pesquisas e extensão, tendo como foco a Matemática, a Educação Matemática e as Tecnologias que se apresentam para o processo pedagógico atual, pretende-se, com esta pesquisa, realizar um trabalho de exploração de conteúdos por série, além do estabelecimento de relações e produção de subsídios para o uso de Softwares Gratuitos de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, já levantados, caracterizados e testados em projeto anterior.

Orientador:

Nilce Fátima Scheffer

Bolsista:

Jordana Zawierucka Bressan

Status:

Em Andamento

Softwares Gratuitos de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio com Possibilidades de Aplicação
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"Softwares Gratuitos de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio com Possibilidades de Aplicação: 5ª e 6ª Série"
Este projeto tem como meta investigar diferentes possibilidades de utilização de softwares gratuitos de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio, tendo como foco uma investigação dos conteúdos que podem ser explorados com cada um dos programas já levantados, caracterizados, explorados e testados em projeto anterior no período de 2006/2008. Os quinze softwares que foram selecionados como de qualidade para serem utilizados na sala de aula pela pesquisa anterior, agora nessa nova fase da pesquisa serão objeto de estudo para aplicação dos conteúdos de cada série do Ensino Fundamental e Médio, buscando identificar a aplicabilidade e utilidade dos mesmos nas diferentes séries. O estudo levará em consideração tendências da Educação Matemática, possibilidades de trabalho integrando a prática pedagógica, a utilização da informática e softwares gratuitos presentes no mercado. Esperamos com os resultados deste trabalho de pesquisa apresentar subsídios que venham a contribuir na prática pedagógica de professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, quando da utilização de softwares gratuitos. Considerando que o nosso Grupo de Pesquisa tem a preocupação com o acompanhamento do professor e do futuro professor, na sua inserção no contexto escolar, além de promover pesquisas e extensão, tendo como foco a Matemática, a Educação Matemática e as Tecnologias que se apresentam para o processo pedagógico atual, pretende-se com esta pesquisa realizar um trabalho de exploração de conteúdos por série, além do estabelecimento de relações e produção de subsídios para o uso de softwares gratuitos de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, já levantados, caracterizados e testados em projeto anterior.

Orientador:

Nilce Fátima Scheffer

Bolsista:

Sonia Rovani

Status:

Em Andamento

Um Estudo a Respeito do Ensino e Aprendizagem Matemática com a Utilização da Calculadora Gráfica TI-
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Este projeto de pesquisa foi realizado na URI - Campus de Erechim e teve como objetivo investigar a aprendizagem matemática e a utilização de calculadoras gráficas TI-83 nas disciplinas do Curso de Matemática.
Período: 2004 - 2006

Orientador:

Nilce Fátima Scheffer

Bolsista:

Amanda Berticelli Dallazen

Status:

Concluído

Uma Discussão a Respeito de Software Livre de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio e a Forma
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Uma discussão a respeito de software livre de matemática para o Ensino Fundamental e Médio e a Formação de Professores.
Este projeto tem como metas promover uma discussão, análise e reflexão a respeito de softwares livres de matemática voltados para o Ensino Fundamental e Médio, tendo como foco um levantamento de softwares que tenham qualidade para ser implementados em sala de aula. O estudo levará em consideração tendências atuais da Educação Matemática, possibilidades de trabalho integrando a prática pedagógica, a Modelagem Matemática e a utilização da Informática, mais especificamente softwares livres presentes no mercado. Com este trabalho de pesquisa esperamos produzir subsídios que venham a contribuir na formação contínua de professores de matemática do Ensino Fundamental e Médio.

Orientador:

Nilce Fátima Scheffer

Bolsista:

Renan Sachet

Status:

Concluído

 

                                                               
 

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